A alfabetização e o letramento são processos essenciais para o desenvolvimento educacional de todas as crianças, no entanto, para aquelas que têm Transtorno do Espectro Autista (TEA), esse processo pode ser particularmente desafiador e, por essa razão, é crucial que as práticas empregadas no ambiente escolar sejam minuciosamente avaliadas e adaptadas para atender às necessidades específicas desses alunos.Nesse sentido, o objetivo geral desse estudo foi investigar a importância de revisitar as práticas pedagógicas e interativas e suas respectivas aplicações na Alfabetização. Para tanto procurou-se contemplar os seguintes objetivos específicos: analisar a importância de se rever as práticas educativas com alunos autistas; verificar quais os distanciamentos interativos que dificultam a alfabetização de crianças autistas no ambiente escolar; explorar a relação entre autismo e educação escolar e refletir sobre técnicas didático-metodológicas para trabalhar com os processos de Alfabetização e letramento de alunos autistas. Esta pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir de uma abordagem explicativa e descritiva, para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa, utilizando as bases de dados Google Acadêmico (Scholar) e ScientificElectronic Library Online (Scielo), no período de 2017 a 2023. Os resultados evidenciaram que as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem apresentar dificuldades em adquirir habilidades linguísticas e sociais, mas quando participam de programas intensos de educação, é possível observar melhorias significativas em sua linguagem, habilidades motoras, interação social e aprendizagem e, para que as crianças autistas possam participar ativamente das aulas, é importante estimular sua interação com os outros alunos e traçar estratégias para que eles não apenas estejam presentes na sala de aula, mas participem ativamente das atividades.