dc.contributor.advisor |
Sardagna, Helena Venites |
|
dc.contributor.author |
Messagi, Michele Silva Pereira |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-24T17:26:34Z |
|
dc.date.available |
|
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.date.submitted |
2023 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2917 |
|
dc.description.abstract |
O presente estudo trata de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as estratégias de aprendizagem na atuação junto a estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a partir de um Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) da Região Metropolitana de Porto Alegre. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo e descritivo, do tipo de estudo de caso. Teve como instrumento de obtenção das informações o uso de um questionário semiestruturado, com questões abertas e fechadas. O estudo utilizou ainda como material a Proposta Pedagógica e o Regimento Interno do CAEE. Para contextualizar o tema, foi realizada uma revisão de literatura e uma descrição de fragmentos históricos do AEE. Também foi feita uma descrição dos principais regulamentos legais sobre a oferta do AEE como serviço de apoio à inclusão. A fundamentação teórica foi baseada no campo conceitual da educação inclusiva, enquanto uma perspectiva teórica e uma prática pedagógica (CARVALHO, 2010; MANTOAN, 2003). Considerou o confronto entre o campo teórico, os regulamentos legais e as informações obtidas no contexto pesquisado. O exercício de análise permitiu organizar a discussão em quatro eixos, quais sejam: O Centro de AEE como apoio às escolas; Estratégias pedagógicas e recursos para os atendimentos; Potencialidades e demandas no CAEE; Articulação com a família e com parcerias. O estudo finaliza considerando que o CAEE é de grande relevância para o apoio à inclusão, por contar com um trabalho multidisciplinar com ênfase nas potencialidades dos estudantes, bem como no desenvolvimento cognitivo e social. As profissionais evidenciam uma atuação referenciada em um olhar sensível às diferenças e atento ao cumprimento das políticas de inclusão, com foco no atendimento das especificidades de aprendizagem de cada estudante. |
|
dc.language.iso |
230821s2023####bl#####fr#####000#0#por#d |
|
dc.subject |
Transtorno do Espectro Autista - TEA |
|
dc.subject |
Estratégias Pedagógicas |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Inclusão |
|
dc.title |
Estratégias para aprendizagem de estudantes com TEA: a experiência de um Centro de AEE da Região Metropolitana de Porto Alegre |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M376 |
|