REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Estratégias para aprendizagem de estudantes com TEA: a experiência de um Centro de AEE da Região Metropolitana de Porto Alegre

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dc.contributor.advisor Sardagna, Helena Venites
dc.contributor.author Messagi, Michele Silva Pereira
dc.date.accessioned 2023-08-24T17:26:34Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2917
dc.description.abstract O presente estudo trata de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as estratégias de aprendizagem na atuação junto a estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a partir de um Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) da Região Metropolitana de Porto Alegre. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo e descritivo, do tipo de estudo de caso. Teve como instrumento de obtenção das informações o uso de um questionário semiestruturado, com questões abertas e fechadas. O estudo utilizou ainda como material a Proposta Pedagógica e o Regimento Interno do CAEE. Para contextualizar o tema, foi realizada uma revisão de literatura e uma descrição de fragmentos históricos do AEE. Também foi feita uma descrição dos principais regulamentos legais sobre a oferta do AEE como serviço de apoio à inclusão. A fundamentação teórica foi baseada no campo conceitual da educação inclusiva, enquanto uma perspectiva teórica e uma prática pedagógica (CARVALHO, 2010; MANTOAN, 2003). Considerou o confronto entre o campo teórico, os regulamentos legais e as informações obtidas no contexto pesquisado. O exercício de análise permitiu organizar a discussão em quatro eixos, quais sejam: O Centro de AEE como apoio às escolas; Estratégias pedagógicas e recursos para os atendimentos; Potencialidades e demandas no CAEE; Articulação com a família e com parcerias. O estudo finaliza considerando que o CAEE é de grande relevância para o apoio à inclusão, por contar com um trabalho multidisciplinar com ênfase nas potencialidades dos estudantes, bem como no desenvolvimento cognitivo e social. As profissionais evidenciam uma atuação referenciada em um olhar sensível às diferenças e atento ao cumprimento das políticas de inclusão, com foco no atendimento das especificidades de aprendizagem de cada estudante.
dc.language.iso 230821s2023####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Transtorno do Espectro Autista - TEA
dc.subject Estratégias Pedagógicas
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Inclusão
dc.title Estratégias para aprendizagem de estudantes com TEA: a experiência de um Centro de AEE da Região Metropolitana de Porto Alegre
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M376


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