O presente estudo trata de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as estratégias de aprendizagem na atuação junto a estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a partir de um Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) da Região Metropolitana de Porto Alegre. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo e descritivo, do tipo de estudo de caso. Teve como instrumento de obtenção das informações o uso de um questionário semiestruturado, com questões abertas e fechadas. O estudo utilizou ainda como material a Proposta Pedagógica e o Regimento Interno do CAEE. Para contextualizar o tema, foi realizada uma revisão de literatura e uma descrição de fragmentos históricos do AEE. Também foi feita uma descrição dos principais regulamentos legais sobre a oferta do AEE como serviço de apoio à inclusão. A fundamentação teórica foi baseada no campo conceitual da educação inclusiva, enquanto uma perspectiva teórica e uma prática pedagógica (CARVALHO, 2010; MANTOAN, 2003). Considerou o confronto entre o campo teórico, os regulamentos legais e as informações obtidas no contexto pesquisado. O exercício de análise permitiu organizar a discussão em quatro eixos, quais sejam: O Centro de AEE como apoio às escolas; Estratégias pedagógicas e recursos para os atendimentos; Potencialidades e demandas no CAEE; Articulação com a família e com parcerias. O estudo finaliza considerando que o CAEE é de grande relevância para o apoio à inclusão, por contar com um trabalho multidisciplinar com ênfase nas potencialidades dos estudantes, bem como no desenvolvimento cognitivo e social. As profissionais evidenciam uma atuação referenciada em um olhar sensível às diferenças e atento ao cumprimento das políticas de inclusão, com foco no atendimento das especificidades de aprendizagem de cada estudante.