Este trabalho tem como objetivo geral entender os desafios na organização da Educação Infantil no contexto pós-pandêmico. Para tanto, procurou-se compreender o processo de socialização da criança no meio escolar após a pandemia; reconhecer a importância de uma boa organização para facilitar a adaptação na Educação Infantil; e identificar as propostas e desafios enfrentados pelos professores neste novo cenário. Essa pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado, respondido por cinco professores da Educação Infantil de duas escolas municipais de Santo Antônio das Missões. Os resultados evidenciaram que a pandemia impactou significativamente na socialização das crianças na escola, resultando em dificuldades de aprendizagem e desafios cognitivos, além de problemas emocionais que afetaram a interação entre as crianças, levando a sintomas de irritabilidade e ansiedade. Isso desafiou os educadores a implementar novos métodos de ensino para facilitar a aprendizagem, usando técnicas familiares para as crianças, como tecnologia e jogos que estimulam a memória e a criatividade, sempre levando em consideração as limitações e dificuldades que enfrentam.