| dc.contributor.advisor | Baldoni, Daiana Bortoluzzi | |
| dc.contributor.author | Severo, Cláudia Valéria Lucho | |
| dc.date.accessioned | 2023-10-20T16:57:08Z | |
| dc.date.available | ||
| dc.date.issued | 2023 | |
| dc.date.submitted | 2023 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2974 | |
| dc.description.abstract | Esse estudo tem como questão de pesquisa, investigar se é possível desenvolver a Educação Ambiental na Educação Infantil através de uma sequência didática, com atividades as quais envolvam os alunos ativamente no processo de ensino-aprendizagem, promovendo desde a infância a conscientização ambiental. O método utilizado foi de pesquisa-ação buscando resultados qualitativos. A pesquisa foi realizada durante o Estágio Supervisionado obrigatório I em uma turma de Nível B da Educação Infantil em uma Escola Municipal de Educação Básica de Alegrete/RS. A coleta de dados foi descritiva através do diário de campo, onde foi registrado relato de experiência da pesquisadora e registros das atividades e fotos. Foi elaborada uma sequência didática que proporcionasse aos alunos o desenvolvimento da sensibilidade ambiental e reflexão de si mesmo sobre as próprias atitudes quanto ao ambiente natural. Considerando o envolvimento dos alunos nas atividades, volume de diálogos e ações aplicadas durante o processo, ficou evidente que é possível trabalhar a Educação Ambiental na Educação Infantil através de uma sequência didática com atividades instigantes e significativas provocando mudança de comportamento e atitudes sustentáveis de preservação do meio ambiente desde cedo nas crianças. | |
| dc.language.iso | 231017s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Educação ambiental | |
| dc.subject | Educação infantil | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Aprendizagem | |
| dc.title | Educação ambiental na educação infantil: perspectivas de aprendizagem a partir de uma sequência didática | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M37:504 |