dc.contributor.advisor |
Baldoni, Daiana Bortoluzzi |
|
dc.contributor.author |
Severo, Cláudia Valéria Lucho |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-20T16:57:08Z |
|
dc.date.available |
|
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.date.submitted |
2023 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2974 |
|
dc.description.abstract |
Esse estudo tem como questão de pesquisa, investigar se é possível desenvolver a Educação Ambiental na Educação Infantil através de uma sequência didática, com atividades as quais envolvam os alunos ativamente no processo de ensino-aprendizagem, promovendo desde a infância a conscientização ambiental. O método utilizado foi de pesquisa-ação buscando resultados qualitativos. A pesquisa foi realizada durante o Estágio Supervisionado obrigatório I em uma turma de Nível B da Educação Infantil em uma Escola Municipal de Educação Básica de Alegrete/RS. A coleta de dados foi descritiva através do diário de campo, onde foi registrado relato de experiência da pesquisadora e registros das atividades e fotos. Foi elaborada uma sequência didática que proporcionasse aos alunos o desenvolvimento da sensibilidade ambiental e reflexão de si mesmo sobre as próprias atitudes quanto ao ambiente natural. Considerando o envolvimento dos alunos nas atividades, volume de diálogos e ações aplicadas durante o processo, ficou evidente que é possível trabalhar a Educação Ambiental na Educação Infantil através de uma sequência didática com atividades instigantes e significativas provocando mudança de comportamento e atitudes sustentáveis de preservação do meio ambiente desde cedo nas crianças. |
|
dc.language.iso |
231017s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d |
|
dc.subject |
Educação ambiental |
|
dc.subject |
Educação infantil |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Aprendizagem |
|
dc.title |
Educação ambiental na educação infantil: perspectivas de aprendizagem a partir de uma sequência didática |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M37:504 |
|