dc.description.abstract |
Esta dissertação tem como finalidade apresentar os resultados da pesquisa
realizada para a conclusão do Mestrado Profissional em Educação da Universidade
Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Campus Litoral Norte. O objetivo central é
analisar as relações dos(das) jovens acolhidos com a escola. Dentre os objetivos
específicos, destacamos: identificar as narrativas destes jovens em relação à escola
e reconhecer os desafios e expectativas deles em relação à escola e seus projetos
futuros. O aporte teórico se baseia nas contribuições de autores como Dayrell e
Carrano, Pais, Margulis e Urresti, Groppo e Sibilia. A pesquisa se fundamenta em
uma abordagem qualitativa e traz uma discussão teórico-metodológica atrelada à
pesquisa participante, orientada pelos Estudos Culturais em Educação. Foram
utilizados como instrumentos de coleta de dados rodas de conversa, entrevista
semiestruturada e diário de campo. A partir destas interações, observou-se que os
jovens acolhidos reconhecem a escola não apenas como um espaço de
aprendizagem, mas, sobretudo, de trocas, cooperação e construção de amizades. O
trabalho culmina na apresentação de um produto educacional, caracterizado como
uma Ação de Extensão, destinado a professores(as), educadores(as) sociais e
demais interessados na temática. |
|