REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Matemática na educação: representações, práticas e saberes locais

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dc.contributor.advisor Lemos, Sandra Monteiro
dc.contributor.author Nascimento, Maiara Bueno do
dc.date.accessioned 2023-10-24T14:10:04Z
dc.date.available 2023-10-24T14:10:04Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2986
dc.description.abstract O estudo problematiza as representações sobre o ensino da matemática em uma escola da rede pública do município de Osório, no Litoral Norte, do Rio Grande do Sul. Compreendendo a matemática como componente obrigatório no currículo da educação básica, tendo seus conteúdos estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs – e pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC, justifica-se a análise por entender que as representações que envolvem o ensino e a aprendizagem dessa ciência, a partir da percepção dos alunos, poderão contribuir para uma aprendizagem mais significativa. O objetivo geral da pesquisa é investigar o modo como à tecnologia estaria sendo utilizada para o ensino e para a aprendizagem da matemática nas escolas de educação básica. A investigação desmembra-se nos seguintes objetivos específicos: identificar as representações circulantes sobre o ensino e aprendizagem da matemática; relacionar o currículo da matemática e saberes locais; e mapear o uso de equipamentos tecnológicos. O estudo apoia-se teoricamente em autores dos Estudos Culturais como Stuart Hall, Marisa Vorraber Costa, Rosa Hessel Silveira, Luis Henrique Sommer, Maria Lúcia Wortmann, entre outros, articulados às abordagens da perspectiva da etnomatemática de Ubiratan D’Ambrósio que tece reflexões acerca do ensino da matemática e sobre o uso da tecnologia como um dos possíveis recursos pedagógicos. Metodologicamente se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, utilizando-se de questionário semiestruturado para produção de dados, que contou com a participação de 14 estudantes com idades entre 13 e 16 anos, matriculados no 9º ano, no turno da manhã, de uma escola pública estadual no município de Osório. Os resultados do estudo indicam que os alunos não reconhecem a utilização da tecnologia digital presente nas práticas do currículo de matemática, assim como identificam a matemática como uma disciplina difícil e complexa, entretanto necessária para um futuro que garanta trabalho/emprego. Diante dos resultados do estudo, reitera-se a necessidade de inserção de outros recursos metodológicos para o ensino da matemática, tal como os recursos tecnológicos. Nesse sentido, como produto indica-se a criação de um blog para promover a formação continuada de professores, possibilitando a construção de propostas para uma aprendizagem significativa.
dc.language.iso 231023s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Matemática
dc.subject Ensino
dc.subject Educação
dc.subject Currículo
dc.title Matemática na educação: representações, práticas e saberes locais
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D37:51


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