REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Práticas inclusivas em tempos de pandemia pela Covid-19: estratégias e efetivação na gestão educacional

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Sardagna, Helena Venites
dc.contributor.author Gonçalves, Andréa Souza Teixeira
dc.date.accessioned 2023-10-25T14:21:35Z
dc.date.available 2023-10-25T14:21:35Z
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2991
dc.description.abstract Esta dissertação apresenta uma pesquisa que se propôs analisar as práticas inclusivas em tempos da pandemia pela COVID-19 e compreender quais foram as estratégias e suas efetivações a partir da gestão educacional. Nesse contexto, buscou-se investigar contextos das três redes de ensino do Litoral Norte por meio de um questionário on-line enviado a gestores de escolas pertencentes às Redes de ensino municipal, estadual, comunitária/privada, dos municípios de Osório, Torres e Tramandaí. A metodologia seguiu a abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva, utilizando-se de conceitos, como: biopolítica, governamentalidade, governamento e in/exclusão, como ferramentas analíticas. A análise do corpus empírico foi realizada com inspiração nos estudos foucaultianos, os quais permitem evidenciar que as práticas inclusivas se apresentam como uma das formas de regulação na governamentalidade, num contexto biopolítico, por meio de táticas do biopoder. O exercício analítico permitiu organizar as informações em três eixos: estratégias pedagógicas para inclusão no ensino remoto; alternativas digitais para o ensino remoto; e práticas de gestão da educação no ensino remoto. Com base no retorno dos participantes, percebeu-se que as práticas inclusivas em tempos de pandemia se efetivaram parcialmente, em virtude de entraves postos pelo distanciamento social. Houve tentativas por meio de estratégias do ensino remoto, com a utilização de ferramentas digitais e da internet, contudo, não atingiu a totalidade dos estudantes.
dc.language.iso 231024s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Pandemia
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Inclusão
dc.subject Gestão educacional
dc.title Práticas inclusivas em tempos de pandemia pela Covid-19: estratégias e efetivação na gestão educacional
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D376


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples