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Esta dissertação constitui-se em uma pesquisa apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (PPGEd-UERGS), como um dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação na Linha de pesquisa: Currículos e Políticas na formação de professores. A temática versa sobre a análise das constituições dos corpos e da formação de identidades dos(das) alunos e alunas de uma escola Estadual do Município de Porto Alegre. O objetivo geral da pesquisa desenvolvida foi compreender como os(as) jovens estudantes de uma escola pública narram seus corpos e suas identidades plurais, com enfoque especial nas questões de gênero. Os objetivos específicos foram: reconhecer como as identidades de gênero dos estudantes são constituídas dentro e fora do ambiente escolar; entender como os(as) jovens estudantes narram suas identidades plurais e de gênero. Para a construção do percurso da pesquisa e para caminhar na direção de buscar respostas ou criar novas perguntas, escolhi como caminho metodológico a pesquisa-ação. Esta escolha possibilitou a aproximação entre as minhas experiências como professora e pesquisadora e o campo dos Estudos Culturais. Como ferramenta analítica, utilizei as rodas de conversa em formato de oficinas. Para as análises, foram utilizadas as gravações de áudios das rodas de conversa e as anotações de campo. Nas reflexões realizadas a partir das escritas, foi possível considerar que as identidades de gênero dos estudantes são constituídas imersas na Cultura e mediadas por ela. A escola, como espaço das práticas culturais, também se dedica a moldar essas identidades, através de suas normas e, fundamentalmente, seu currículo. Considerou-se que cabe a nós, professores e professoras, repensar o que estamos ensinando, para quem/que estamos ensinando, e buscar não reforçar estereótipos e representações que condicionam os(as) sujeitos(as) às identidades de gênero e sexualidades. Assim, torna-se necessário para uma escola mais democrática e acolhedora, cujo currículo respeite as diferenças, destacando-se aqui as diversidades sexuais e de gênero, acolher mais as identidades historicamente excluídas do ambiente e, fundamentalmente, construir um currículo que respeite as diferenças. Como parte da produção de um mestrado profissional tive como resultado dois produtos educacionais, o primeiro uma formação ação de extensão voltada para o público docente e interessados em geral e o segundo uma metodologia de oficinas voltadas ao público jovem estudantil. |
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