dc.description.abstract |
A presente pesquisa tem como objetivo analisar como o Letramento Corporal está inserido
nas práticas da Educação Infantil. As vivências da Educação Infantil devem ser pensadas de
maneira que se tornem experiências positivas na busca pelo desenvolvimento integral da
criança cujo corpo, inegavelmente, está sendo requerido a todo instante como suporte central
de materialização do acontecimento lúdico, pois evidencia o posicionamento da criança diante
da atribuição de sentido do brincar simbólico durante as brincadeiras, além de potencializar a
linguagem, a expressão e a imaginação ao criar histórias, lugares e fantasias que enriquecem
não só as brincadeiras, mas também, o aprendizado. Como caminho metodológico este
estudo foi produzido a partir de uma pesquisa documental, com análise qualitativa, na qual
utilizaram-se os documentos norteadores da Educação Infantil, bem como três planejamentos
de professoras atuantes da Educação Infantil do município de Parobé, Rio Grande do Sul.
Este estudo evidenciou a necessidade de valorizar e incorporar o corpo e a corporeidade
como elementos essenciais no processo educativo da Educação Infantil. Dessa forma, os
estudos sobre Letramento Corporal destacam a importância do movimento, das linguagens e
das interações para a aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças. O estudo
permitiu captar o fenômeno estudado a partir das perspectivas contidas nos documentos. Com
esta pesquisa foi possível fomentar as discussões acerca do Letramento Corporal, o que
contribuiu de forma positiva para um olhar mais atencioso ao desenvolvimento infantil
particularmente ao se tratar do aspecto corporal, visando ao desenvolvimento integral das
crianças. Como produto construiu-se um caderno temático como possibilidade pedagógica
aos professores com vistas à promoção do Letramento Corporal na Educação Infantil,
utilizando histórias infantis como subsídio. |
|