Os mutirões baseiam-se em uma mobilização coletiva considerando uma inter-relação para que se atinja um mesmo objetivo, sendo o serviço realizado de forma gratuita. Consideram-se como pontos importantes o diálogo se troca de saberes que ocorrem durante a realização dos mutirões, pois são indispensáveis tanto para a construção do pensamento Agroecológico, como para a criação de redes de relacionamento e articulação entre agricultores, técnicos e estudantes, ou seja, diferentes atores sociais envolvidos. Assim, o objetivo geral do presente trabalho, consiste em ressaltar a influência de mutirões na atividade agrícola por meio de processos participativos que agreguem o conhecimento científico através de técnicos estudantes e o conhecimento empírico adquirido pelos agricultores em sua observação diária sobre a natureza, o que também auxilia na formação de estudantes universitários da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul). Para obter os resultados acerca da problematização apresentada neste trabalho, a coleta de dados se deu durante a realização de três mutirões em propriedades que trabalham com Agroecologia. Utilizando-se a observação participante, entrevista dialogada com os participantes, bem como o registro com fotos e caderno de campo para anotações. Os registros foram devidamente sistematizados, analisados, descritos. Os resultados apontaram para a construção de um novo pensamento através de diálogos entre diferentes formas de saber em um ambiente de oportunidades, visto que, as informações se tornam acessíveis a todos, além de estimular a pesquisa quando conhecidas as necessidades dos atores sociais envolvidos. Desta forma, conclui-se que os mutirões possuem uma importância singular na construção e a disseminação do conhecimento agroecológico.