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Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, teve o objetivo de, a partir de encontros de teatro realizados em conjunto com adolescentes em um projeto social no bairro Cavalhada, na cidade de Porto Alegre/RS, propor reflexões sobre “possíveis cenas de emancipação” Tomando-as como acontecimentos singulares e sensíveis que emergem a partir da experiência teatral, assim como os desafios encontrados no percurso. A investigação foi feita por meio da Prática como pesquisa (PAR), sendo que nesta postura investigativa, educadora e adolescentes implicaram-se juntos no processo de criação, demarcando a vivência e a experiência artística como o próprio método investigativo da pesquisa. Buscamos também refletir sobre os processos de educação não escolar como incentivo a pensarmos os possíveis vínculos entre educação não escolar e escolar. A pesquisa reuniu cenas, fragmentos de escritas, falas e imagens. O principal conceito abordado foi emancipação e no campo do teatro os principais autores estudados foram Augusto Boal, Julian Boal e Jorge Dubatti, na filosofia e educação as principais inspirações partem das obras de Jacques Rancière, Paulo Freire e bell hooks. Um produto educacional na forma de podcasts foi elaborado para docentes de teatro, a fim de contribuir em seus contextos de atuação, escolares e não escolares, oferecendo a ideia de que criamos situações em que as aulas de teatro puderam fomentar encontros potentes, singulares, junto aos adolescentes, e que, aqui, tratados como pesquisa, acionaram outras maneiras de poder percebê-los, dando atenção a alguns aspectos que talvez, na dinâmica corrida da vida e da docência, passem despercebidos, propondo importantes reflexões sobre os atravessamentos da docência e constituindo-se como uma contribuição para diferentes contextos educacionais. |
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