Resumo:
Entre imagens e palavras indígenas: descobertas de possibilidades educativas com
artes visuais na educação infantil, apresenta uma investigação entre artes visuais e
educação, que tem como objetivo pensar possibilidades educacionais com as
culturas indígenas na educação infantil. Portanto, parte de propostas em sala de aula
utilizando materiais como o livro A Festa da Onça (2022), ilustrado pelas artista
indígena Kássia Borges, em que crianças experimentam linguagens artísticas e
técnicas diversas, tais como frotagem, escultura em argila com elementos da
natureza, o que conduz a pensar, aprender e se aproximar das culturas indígenas
desde a infância. Essa investigação tem como referência artistas, escritores e
professores indígenas como, Ailton Krenak, Daiara Tukano, Daniel Munduruku,
Denilson Baniwa, Kássia Borges e Nei Leite Xakriabá e também da professora não
índigena Daniela Linck Diefenthäler, que desenvolve sua pesquisa olhando para a
arte na educação infantil. Tais referências são fundamentais para o embasamento
dessa escrita e, igualmente, para que pessoas não indígenas possam aprender a
partir da diversidade de imagens e palavras de pessoas indígenas. A pesquisa
pretende contribuir para o campo da arte e da educação, repensando possibilidades
de atividades com crianças voltadas às artes indígenas e à importância de ultrapassar
estereótipos que por muitas vezes são reproduzidos nos espaços escolares não
indígenas.
Palavras-chave: Artes I