Resumo:
A presente monografia objetivou compreender como se estabeleceu no Convento
Franciscano São Boaventura um ambiente de ensino e aprendizagem de música.
Para tanto, a construção metodológica desta investigação possuiu caráter qualitativo
em sua abordagem (Wolffenbüttel, 2023), e a pesquisa documental (Gil, 2002) como
método. Como técnica para coleta dos dados, utilizou-se a pesquisa via internet
(Fragoso; Recuero; Amaral, 2011), bem como a análise de conteúdo (Moraes, 1999)
como técnica para a análise dos dados. O referencial teórico valeu-se de três
conceitos: o primeiro deles, relativo às funções sociais da música na terceira idade
da música (Freire, 2010); o segundo, dispôs sobre o que significa formar-se
musicalmente na Igreja Católica (Lorenzetti, 2019); enquanto o terceiro discorreu
sobre o significado de ser formador musical na Igreja Católica (Lorenzetti, 2019).
Assim, pôde-se concluir que a organização institucional da Igreja Católica, em que
os espaços de formação, de estudo e de aprofundamento deveriam contemplar a
preparação musical; a presença das dez funções sociais da música, por meio de
diferentes manifestações; o intenso papel formador desempenhado pelo Professor
Frei Franciscano Emílio Scheid; e um ensino de música direcionado não somente
aos noviços e religiosos estabelecidos no Convento, mas também aos estudantes
externos; são fatores que, entrelaçados, estabeleceram no Convento Franciscano
São Boaventura um ambiente de ensino e aprendizagem de música, constituindo um
fenômeno único que neste trabalho foi investigado.