REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Vamos ver os jacarés?: os significados produzidos pelas crianças de uma turma multietária de 3 a 5 anos e 11 meses sobre a Escola Comunitária de Educação Infantil do lixão

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dc.contributor.advisor Forell, Leandro
dc.contributor.author Bernardes, Vanessa Silva
dc.date.accessioned 2024-01-29T11:22:05Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3123
dc.description.abstract Esta pesquisa, de caráter interpretativo, discute os significados produzidos pelas crianças sobre a Escola Comunitária de Educação Infantil (ECEI). Neste sentido, olhar e ouvir o que as elas têm a dizer sobre os espaços escolares, de modo a revelar o que pensam, sentem, ou mesmo vivenciam sobre a própria infância, promovem uma pedagogia respaldada nas formas de ser e de se expressar dos sujeitos infantis. Nesta investigação, a preocupação foi com o processo, por isso, as escolhas metodológicas procuraram valorizar e tomar as crianças como sujeitos participantes da pesquisa, qualificando suas vozes e seus olhares. Diante disso, optou-se, metodologicamente, por uma investigação de viés qualitativo (Angrosino, 2009), desenhada em uma Etnografia com crianças (Geertz, 1989; Fonseca; 1998). O campo empírico foi a ECEI, localizada na área territorial do Aterro Sanitário Municipal, representado emicamente como lixão, no litoral norte gaúcho. A escolha por esta ECEI emanou das inquietações que caminharam junto à pesquisadora na sua trajetória acadêmica-profissional por mais de vinte anos. Destaca-se que durante o estágio de Pedagogia (2002), a pesquisadora teve sua primeira relação com o espaço e com um grupo de trabalhadores(as), que têm na coleta de lixo reciclável sua única fonte de renda. Como objetivo, buscou-se compreender como as crianças de uma turma multietária, com idades entre 3 a 5 anos e 11 meses, que frequentam o agrupamento 2, da Escola Comunitária de Educação Infantil, localizada na comunidade de catadores de lixo, significam a escola. Para a produção de informações, optou-se pela observação participante (Malinowski, 1978; Geertz, 1989; Fonseca, 1998, Cohn, 2005) e diário de campo (Winkin, 1998). De modo complementar à observação participante e à reflexividade do diário de campo, foram introduzidas, no tempo do campo, a produção de fotografias (Gobbi, 2011; Pastore; 2020) realizadas com e pelas crianças. Nos preceitos teóricos, que fundamentaram esta investigação, buscou-se um diálogo com diferentes pontos de vista, a fim de aprofundar a discussão na construção do saber científico, de forma interdisciplinar e participativa, que propõe uma interlocução entre autores da Sociologia da infância, Antropologia, Filosofia, Psicologia, História e das Pedagogias da infância e da Educação Infantil, construído com base no reconhecimento das especificidades que envolvem a investigação científica com crianças. No debate conceitual sobre os significados produzidos pelas crianças em contexto, também foi realizada uma interlocução com a perspectiva Histórico-cultural, a partir da Teoria configuracional, de Norbert Elias (2018). Sob o ponto de vista das crianças, o estudo apresenta, como primeiro indicativo, que o elemento fundamental de suas produções de significados está centrado nas relações entre crianças, crianças e profissionais da educação, crianças e trabalhadores(as) do ASM. Partindo desse indicativo, interpretou-se que, na produção dos significados sobre a ECEI, as crianças se envolvem em diferentes percursos, sendo os mais evidentes os trajetos constituídos em relações interdependentes do brincar e da amizade, revelando que o fluxo de influências sociodinâmicas entre elas e entre adultos não impede que as crianças sejam agentes de suas interações e relações. Ambos são atores sociais nesse processo e, por isso, as culturas infantis são resultados dessa interdependência. Além disso, as análises sugerem que suas culturas estão intimamente relacionadas ao contexto, no qual as crianças estão inseridas, assim como os significados atribuídos a ele. Depreende-se que as concepções das crianças, suas visões de mundo, devem ser consideradas nas discussões acerca de contextos educativos.
dc.language.iso 240115s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Brincar
dc.subject Educação infantil
dc.subject Etnografia
dc.subject Crianças
dc.subject Aterro sanitário
dc.subject Escola comunitária
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Vamos ver os jacarés?: os significados produzidos pelas crianças de uma turma multietária de 3 a 5 anos e 11 meses sobre a Escola Comunitária de Educação Infantil do lixão
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D37


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