REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O Círculo de Cultura Freireano como possibilidade metodológica na formação permanente com professores de educação física

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Maurente, Viviane Maciel Machado
dc.contributor.author Ferreira, Bruna de Souza
dc.date.accessioned 2024-07-02T22:20:21Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3324
dc.description.abstract Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Contextos e Cotidianos Educacionais e a Formação das Docências do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado Profissional (PPGED-MP) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), teve como objetivo geral investigar a utilização do Círculo de Cultura Freireano como possibilidade metodológica na formação permanente com professores de Educação Física da cidade de Tramandaí, localizada na região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul (RS). A partir do objetivo geral e específicos trazidos na íntegra do texto, surgiram questões que motivaram e direcionaram o desenvolvimento da pesquisa: Quem são os professores de Educação Física que atuam na Educação Básica do município de Tramandaí/RS? Como ocorrem as formações permanentes para esses professores? As necessidades e demandas dos professores de Educação Física são atendidas pelas formações permanentes? Os professores de Educação Física carecem de formações específicas da área? Partindo das reflexões iniciais, os percursos investigativos se deram de forma exploratória e descritiva, colocando essa pesquisa dentro da abordagem qualitativa. Para a produção de dados, os professores foram contatados individualmente e convidados a participar da pesquisa. Do total de 21 professores contatados, sete responderam ao questionário do Google Forms, para conhecimento inicial do coletivo de professores que aderiram à pesquisa. Destes sete, quatro professores aceitaram realizar a formação. Para esta formação foi utilizado o Círculo de Cultura inspirado em Paulo Freire, tendo tido quatro pilares para seu desenvolvimento: Escuta dos docentes; Problematização; Diálogo e Organização; e Sistematização das Produções. Foram realizados encontros presenciais e virtuais conforme a disponibilidade dos participantes, com temáticas emergidas a partir do interesse deles. Os círculos buscaram ouvir atentamente os educadores e transpor para a escrita seus anseios, inquietações e aprendizados, valorizando sua fala e a história de cada professor-participante tendo sido realizado uma formação de 20 horas-aula entre encontros e materiais de apoio. As considerações finais apontam para a necessidade de escuta e diálogo com os professores, colocando-os como protagonistas da sua própria formação. Como produto educacional pensado a partir dessa formação, foi criado um blog com conteúdos relacionados à educação, Educação Física, metodologias e ferramentas de ensino, documentos bases da área da Educação Física, e eventos que estejam acontecendo, de forma a contribuir com a formação permanente de estudantes e professores da área. Ao final desta pesquisa, podemos afirmar que o círculo de cultura freireano pode ser utilizado como proposta metodológica na formação permanente de professores.
dc.language.iso 240627s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Círculo de cultura
dc.subject Formação permanente
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Freire, Paulo
dc.title O Círculo de Cultura Freireano como possibilidade metodológica na formação permanente com professores de educação física
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D371.13


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples