REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Afetividade na educação infantil: importância e influência ao desenvolvimento da aprendizagem

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dc.contributor.advisor Schussler, Dolores
dc.contributor.author Souza, Denize Desidério de
dc.date.accessioned 2024-07-04T13:38:56Z
dc.date.available 2024-07-04T13:38:56Z
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3333
dc.description.abstract O presente trabalho visou compreender a importância da afetividade nas relações interpessoais entre os professores e as crianças pequenas e, entender se os vínculos afetivos nestas relações têm influências ou não, face aos processos de seu desenvolvimento cognitivo, emocional, psíquico na aprendizagem significativa. Tratase de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, nos conceitos de: LÜDKE E ANDRÉ (1986), em CHIZZOTTI (2006), MINAYO (2011). Quanto aos fundamentos teóricos que sustentam o estudo, no aspecto exploratório, faz-se uso de GIL (2008) SEVERINO, (2007). Como forma descritiva também GIL (2008) sustenta essa abordagem. O método para coleta dos dados foi um estudo de caso que ficou definido nos conceitos de LUDKE E MARLI (1986) e YIN (2005). O instrumento usado para a coleta de dados foi por meio de um questionário com professoras de maternal e préescolar nos munícipios de Xangri-lá e Passo Fundo no estado do Rio Grande do Sul. Os referenciais teóricos se pautaram sob o viés da psicologia em PIAGET (1896-1980), VYGOSTKI, (1896-1934), e em WALLON (1879-1962) e, sob a sociologia da infância em ABRAMOWICS (2013) NASCIMENTO, (2013), GOUVEIA (2009), RÊGO (2013) RÉGIE E SIROTA, DELGADO (2013), que nos traz Manuel Sarmento (2009); MULLER E CARVALHO (2013). Com referenciais de WILIAM CORSARO (2013). Os resultados revelaram sob o viés pedagógico que é fundamental e importante considerar os vínculos afetivos positivos e que, as dimensões afetivas estão sendo vivenciadas entre as crianças e professoras em seus relacionamentos no cotidiano de suas práticas, pois considera-se assim a importância e a influência da afetividade no cotidiano infantil. Revelou também que um vínculo afetivo negativo, pode gerar desinteresse em aprender e talvez até poderão ter consequências mais graves como traumas, que possam influenciar na sua personalidade no aspecto físico e emocional.
dc.language.iso 240703s2024####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação infantil - Aprendizagem
dc.subject Educação infantil - Afetividade
dc.title Afetividade na educação infantil: importância e influência ao desenvolvimento da aprendizagem
dc.type Trabalho de conclusão e Relatório curricular
local.description.areasdoconhecimento M373.2


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