Resumo:
O presente trabalho visou compreender a importância da afetividade nas relações
interpessoais entre os professores e as crianças pequenas e, entender se os vínculos
afetivos nestas relações têm influências ou não, face aos processos de seu desenvolvimento cognitivo, emocional, psíquico na aprendizagem significativa. Tratase de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, nos conceitos de: LÜDKE E ANDRÉ (1986), em CHIZZOTTI (2006), MINAYO (2011). Quanto aos fundamentos
teóricos que sustentam o estudo, no aspecto exploratório, faz-se uso de GIL (2008)
SEVERINO, (2007). Como forma descritiva também GIL (2008) sustenta essa abordagem. O método para coleta dos dados foi um estudo de caso que ficou definido nos conceitos de LUDKE E MARLI (1986) e YIN (2005). O instrumento usado para a
coleta de dados foi por meio de um questionário com professoras de maternal e préescolar nos munícipios de Xangri-lá e Passo Fundo no estado do Rio Grande do Sul.
Os referenciais teóricos se pautaram sob o viés da psicologia em PIAGET (1896-1980), VYGOSTKI, (1896-1934), e em WALLON (1879-1962) e, sob a sociologia da infância em ABRAMOWICS (2013) NASCIMENTO, (2013), GOUVEIA (2009), RÊGO (2013) RÉGIE E SIROTA, DELGADO (2013), que nos traz Manuel Sarmento (2009); MULLER E CARVALHO (2013). Com referenciais de WILIAM CORSARO (2013). Os resultados revelaram sob o viés pedagógico que é fundamental e importante considerar os vínculos afetivos positivos e que, as dimensões afetivas estão sendo vivenciadas entre as crianças e professoras em seus relacionamentos no cotidiano de suas práticas, pois considera-se assim a importância e a influência da afetividade no cotidiano infantil. Revelou também que um vínculo afetivo negativo, pode gerar desinteresse em aprender e talvez até poderão ter consequências mais graves como traumas, que possam influenciar na sua personalidade no aspecto físico e emocional.