REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

'Uma professora muito maluquinha': breve análise histórica didático-pedagógica

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Schefer, Maria Cristina
dc.contributor.author Souza, Emanuele da Silva de
dc.date.accessioned 2024-07-09T15:05:19Z
dc.date.available 2024-07-09T15:05:19Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3343
dc.description.abstract A presente pesquisa, trata-se de uma análise filmográfica da película ‘Uma professora muito maluquinha’, produzida em 2010, a partir do livro com o mesmo título, escrito em 1995, pelo escritor brasileiro Ziraldo. Essa ação foi resultante de uma atividade proposta a graduandas de um curso de Pedagogia, numa universidade situada no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Elas foram desafiadas a situar histórica e pedagogicamente as práticas de ensino retratadas na trama. As contribuições de Saviani (2009), Cunha (2013), Libâneo (1994), Giusta (2013) e Camozatto (2015) foram fundamentais para essas reflexões, e permitiram as seguintes conclusões: a) a professora “maluquinha” propunha práticas diferenciadas na escola, porém, a partir de tendências pedagógicas liberais; b) a pesquisa filmográfica, por permitir deslocamentos tempo-espaço, pode produzir reflexões importantes acerca da profissão do magistério.
dc.language.iso 240708s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Formação docente
dc.subject Filmes cinematográficos
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title 'Uma professora muito maluquinha': breve análise histórica didático-pedagógica
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M371.13


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples