REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Aproximações entre projetos de aprendizagem e a lógica do pensamento computacional: possibilidades metodológicas para a resolução de problemas nos anos iniciais do Ensino Fundamental

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dc.contributor.advisor Bordin, Juçara
dc.contributor.author Lemos, Gabriela Caroline de
dc.date.accessioned 2024-07-09T15:09:01Z
dc.date.available 2024-07-09T15:09:01Z
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3345
dc.description.abstract Na busca por contribuir com o debate acerca das metodologias possíveis para potencializar a aprendizagem e o protagonismo de estudantes de anos iniciais, de modo a pensar a educação elementar como ouvinte e acolhedora aos questionamentos das crianças, este estudo objetiva identificar como a organização de um Projeto de Aprendizagem pode contribuir com o desenvolvimento do Pensamento Computacional em anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de um estudo de caso que teve como ponto de partida a interação dos estudantes com um jogo digital sobre biomas brasileiros. O referencial teórico apresentado indica aproximações entre as concepções sobre construção da aprendizagem e as competências mobilizadas pelo Pensamento Computacional - que apresenta subsídios para a resolução de problemas a partir de pilares organizacionais - e os Projetos de Aprendizagem - que propõem o envolvimento dos estudantes com o método científico, através de práticas de pesquisa com foco no interesse das crianças. No Brasil, há produções acadêmicas que dialogam acerca dos fundamentos e da integração do Pensamento Computacional na Educação Básica, enquanto outros estudos buscam analisar as abordagens do Pensamento Computacional e relacionam-se com a formação docente, a linguagem de programação e a identificação das competências envolvidas no desenvolvimento do pensamento lógico. No entanto, não foram identificadas bibliografias que analisassem de que maneira estratégias pedagógicas em âmbito de anos iniciais com o objetivo de propiciar espaços de protagonismo às crianças como os propostos pelo framework dos Projetos de Aprendizagem podem contribuir com o desenvolvimento do Pensamento Computacional. Assim, este estudo propôs fomentar tal discussão a partir da análise das interações de um grupo de estudantes de 4° ano do Ensino Fundamental em um Projeto de Aprendizagem. Para isso, foi realizado um estudo de caso único, cujos dados foram registrados a partir de observação participante, observação direta, análise documental, entrevistas espontâneas e registros em arquivos produzidos pelos participantes durante as atividades do Projeto de Aprendizagem. As análises foram realizadas com o encadeamento das evidências coletadas. Demonstraram que a estrutura dos Projetos de Aprendizagem pode constituir uma estratégia promissora para o desenvolvimento do Pensamento Computacional em contexto interdisciplinar, afirmando esta aproximação como possibilidade para o desenvolvimento de competências fundamentais à vida social e à busca de soluções inovadoras para problemas cotidianos em espaços de protagonismo dos estudantes de anos iniciais, favorecendo, assim, a construção de um ambiente de aprendizagem mais colaborativo, criativo e reflexivo.
dc.language.iso 240708s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Anos iniciais
dc.subject Pensamento computacional
dc.subject Aprendizagem
dc.subject Jogos digitais
dc.title Aproximações entre projetos de aprendizagem e a lógica do pensamento computacional: possibilidades metodológicas para a resolução de problemas nos anos iniciais do Ensino Fundamental
dc.type Arquivo digital
local.contributor.advisor-co Schäfer, Patrícia Behling
local.description.areasdoconhecimento M371.695


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