Aproximações entre projetos de aprendizagem e a lógica do pensamento computacional: possibilidades metodológicas para a resolução de problemas nos anos iniciais do Ensino Fundamental
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Aproximações entre projetos de aprendizagem e a lógica do pensamento computacional: possibilidades metodológicas para a resolução de problemas nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Na busca por contribuir com o debate acerca das metodologias possíveis para potencializar a aprendizagem e o protagonismo de estudantes de anos iniciais, de modo a pensar a educação elementar como ouvinte e acolhedora aos questionamentos das crianças, este estudo objetiva identificar como a organização de um Projeto de Aprendizagem pode contribuir com o desenvolvimento do Pensamento Computacional em anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de um estudo de caso que teve como ponto de partida a interação dos estudantes com um jogo digital sobre biomas brasileiros. O referencial teórico apresentado indica aproximações entre as concepções sobre construção da aprendizagem e as competências mobilizadas pelo Pensamento Computacional - que apresenta subsídios para a resolução de problemas a partir de pilares organizacionais - e os Projetos de Aprendizagem - que propõem o envolvimento dos estudantes com o método científico, através de práticas de pesquisa com foco no interesse das crianças. No Brasil, há produções acadêmicas que dialogam acerca dos fundamentos e da integração do Pensamento Computacional na Educação Básica, enquanto outros estudos buscam analisar as abordagens do Pensamento Computacional e relacionam-se com a formação docente, a linguagem de programação e a identificação das competências envolvidas no desenvolvimento do pensamento lógico. No entanto, não foram identificadas bibliografias que analisassem de que maneira estratégias pedagógicas em âmbito de anos iniciais com o objetivo de propiciar espaços de protagonismo às crianças como os propostos pelo framework dos Projetos de Aprendizagem podem contribuir com o desenvolvimento do Pensamento Computacional. Assim, este estudo propôs fomentar tal discussão a partir da análise das interações de um grupo de estudantes de 4° ano do Ensino Fundamental em um Projeto de Aprendizagem. Para isso, foi realizado um estudo de caso único, cujos dados foram registrados a partir de observação participante, observação direta, análise documental, entrevistas espontâneas e registros em arquivos produzidos pelos participantes durante as atividades do Projeto de Aprendizagem. As análises foram realizadas com o encadeamento das evidências coletadas. Demonstraram que a estrutura dos Projetos de Aprendizagem pode constituir uma estratégia promissora para o desenvolvimento do Pensamento Computacional em contexto interdisciplinar, afirmando esta aproximação como possibilidade para o desenvolvimento de competências fundamentais à vida social e à busca de soluções inovadoras para problemas cotidianos em espaços de protagonismo dos estudantes de anos iniciais, favorecendo, assim, a construção de um ambiente de aprendizagem mais colaborativo, criativo e reflexivo.