REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Educação inclusiva e o processo de alfabetização e letramento: percepção de professores atuantes em escolas públicas de Tramandaí/RS

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Sippert, Luciane
dc.contributor.author Soares, Jacqueline Borges
dc.date.accessioned 2024-07-12T19:12:57Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3348
dc.description.abstract O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos professores alfabetizadores que atuam em escolas públicas municipais de Tramandaí em relação à legislação inclusiva, à flexibilidade no planejamento e à prática em sala de aula. Para tanto, foram realizadas análises bibliográficas e aplicação de questionários, buscando refletir sobre o contexto atual, marcado por desafios e defasagens na construção de uma educação inclusiva efetiva, em meio a uma longa história de discriminação e violência. Por meio de análises bibliográficas e de questionários foi realizada uma reflexão sobre o contexto atual, relacionado a longa jornada de discriminação e violência com a defasagem e os desafios de uma educação de fato inclusiva. Ao trazer à tona o discurso e a legislação que garantem a permanência das crianças com deficiência na escola regular, este estudo visa atender às suas necessidades pedagógicas de forma eficiente, vislumbrando uma educação de qualidade que promova o desenvolvimento pleno de todas as potencialidades dos estudantes. Destaca-se também as dificuldades e barreiras encontradas em turmas de alfabetização que incluem alunos com transtornos ou deficiências. Nesse sentido, este trabalho busca contribuir para a compreensão das percepções dos professores no processo de alfabetização e letramento, enfatizando a importância de uma prática pedagógica inclusiva e de qualidade. Para superar os desafios e proporcionar igualdade de oportunidades de aprendizado para todos os alunos, é fundamental o engajamento de toda a comunidade educacional.
dc.language.iso 240710s2023####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação especial
dc.subject Educação inclusiva
dc.subject Alfabetização e letramento
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Educação inclusiva e o processo de alfabetização e letramento: percepção de professores atuantes em escolas públicas de Tramandaí/RS
dc.type Trabalho de conclusão e Relatório curricular
local.contributor.advisor-co Della Flora, Luciane Marangon
local.description.areasdoconhecimento M376.4(816.5)


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples