dc.contributor.advisor |
Sippert, Luciane |
|
dc.contributor.author |
Soares, Jacqueline Borges |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-12T19:12:57Z |
|
dc.date.available |
|
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.date.submitted |
2023 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3348 |
|
dc.description.abstract |
O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos professores alfabetizadores que atuam em escolas públicas municipais de Tramandaí em relação à legislação inclusiva, à flexibilidade no planejamento e à prática em sala de aula. Para tanto, foram realizadas análises bibliográficas e aplicação de questionários, buscando refletir sobre o contexto atual, marcado por desafios e defasagens na construção de uma educação inclusiva efetiva, em meio a uma longa história de discriminação e violência. Por meio de análises bibliográficas e de questionários foi realizada uma reflexão sobre o contexto atual, relacionado a longa jornada de discriminação e violência com a defasagem e os desafios de uma educação de fato inclusiva. Ao trazer à tona o discurso e a legislação que garantem a permanência das crianças
com deficiência na escola regular, este estudo visa atender às suas necessidades pedagógicas de forma eficiente, vislumbrando uma educação de qualidade que promova o desenvolvimento pleno de todas as potencialidades dos estudantes.
Destaca-se também as dificuldades e barreiras encontradas em turmas de alfabetização que incluem alunos com transtornos ou deficiências. Nesse sentido, este trabalho busca contribuir para a compreensão das percepções dos professores
no processo de alfabetização e letramento, enfatizando a importância de uma prática
pedagógica inclusiva e de qualidade. Para superar os desafios e proporcionar igualdade de oportunidades de aprendizado para todos os alunos, é fundamental o engajamento de toda a comunidade educacional. |
|
dc.language.iso |
240710s2023####bl#####fr#####000#0#por#d |
|
dc.subject |
Educação especial |
|
dc.subject |
Educação inclusiva |
|
dc.subject |
Alfabetização e letramento |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.title |
Educação inclusiva e o processo de alfabetização e letramento: percepção de professores atuantes em escolas públicas de Tramandaí/RS |
|
dc.type |
Trabalho de conclusão e Relatório curricular |
|
local.contributor.advisor-co |
Della Flora, Luciane Marangon |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M376.4(816.5) |
|