| dc.contributor.advisor | Sippert, Luciane | |
| dc.contributor.author | Soares, Jacqueline Borges | |
| dc.date.accessioned | 2024-07-12T19:12:57Z | |
| dc.date.available | ||
| dc.date.issued | 2023 | |
| dc.date.submitted | 2023 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3348 | |
| dc.description.abstract | O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos professores alfabetizadores que atuam em escolas públicas municipais de Tramandaí em relação à legislação inclusiva, à flexibilidade no planejamento e à prática em sala de aula. Para tanto, foram realizadas análises bibliográficas e aplicação de questionários, buscando refletir sobre o contexto atual, marcado por desafios e defasagens na construção de uma educação inclusiva efetiva, em meio a uma longa história de discriminação e violência. Por meio de análises bibliográficas e de questionários foi realizada uma reflexão sobre o contexto atual, relacionado a longa jornada de discriminação e violência com a defasagem e os desafios de uma educação de fato inclusiva. Ao trazer à tona o discurso e a legislação que garantem a permanência das crianças com deficiência na escola regular, este estudo visa atender às suas necessidades pedagógicas de forma eficiente, vislumbrando uma educação de qualidade que promova o desenvolvimento pleno de todas as potencialidades dos estudantes. Destaca-se também as dificuldades e barreiras encontradas em turmas de alfabetização que incluem alunos com transtornos ou deficiências. Nesse sentido, este trabalho busca contribuir para a compreensão das percepções dos professores no processo de alfabetização e letramento, enfatizando a importância de uma prática pedagógica inclusiva e de qualidade. Para superar os desafios e proporcionar igualdade de oportunidades de aprendizado para todos os alunos, é fundamental o engajamento de toda a comunidade educacional. | |
| dc.language.iso | 240710s2023####bl#####fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Educação inclusiva | |
| dc.subject | Alfabetização e letramento | |
| dc.subject | Educação especial | |
| dc.title | Educação inclusiva e o processo de alfabetização e letramento: percepção de professores atuantes em escolas públicas de Tramandaí/RS | |
| dc.type | Trabalho de conclusão e Relatório curricular | |
| local.contributor.advisor-co | Della Flora, Luciane Marangon | |
| local.description.areasdoconhecimento | M376.4(816.5) |