O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos professores alfabetizadores que atuam em escolas públicas municipais de Tramandaí em relação à legislação inclusiva, à flexibilidade no planejamento e à prática em sala de aula. Para tanto, foram realizadas análises bibliográficas e aplicação de questionários, buscando refletir sobre o contexto atual, marcado por desafios e defasagens na construção de uma educação inclusiva efetiva, em meio a uma longa história de discriminação e violência. Por meio de análises bibliográficas e de questionários foi realizada uma reflexão sobre o contexto atual, relacionado a longa jornada de discriminação e violência com a defasagem e os desafios de uma educação de fato inclusiva. Ao trazer à tona o discurso e a legislação que garantem a permanência das crianças
com deficiência na escola regular, este estudo visa atender às suas necessidades pedagógicas de forma eficiente, vislumbrando uma educação de qualidade que promova o desenvolvimento pleno de todas as potencialidades dos estudantes.
Destaca-se também as dificuldades e barreiras encontradas em turmas de alfabetização que incluem alunos com transtornos ou deficiências. Nesse sentido, este trabalho busca contribuir para a compreensão das percepções dos professores
no processo de alfabetização e letramento, enfatizando a importância de uma prática
pedagógica inclusiva e de qualidade. Para superar os desafios e proporcionar igualdade de oportunidades de aprendizado para todos os alunos, é fundamental o engajamento de toda a comunidade educacional.