REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A literatura infantojuvenil para a educação em direitos humanos

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dc.contributor.advisor Schefer, Maria Cristina
dc.contributor.author Guimarães, Mariana Gil de Oliveira
dc.date.accessioned 2024-08-08T13:15:11Z
dc.date.available
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3370
dc.description.abstract Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresenta-se um estudo sobre o potencial das narrativas com ênfase pela Literatura Infantojuvenil, para o fortalecimento da Educação em Direitos Humanos. A produção de dados foi realizada a partir de um procedimento (auto) biográfico e documental, em que foram desenvolvidas leituras com diferentes temas inclusivos para crianças do terceiro ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Amaral localizada em Osório-RS. As histórias trataram de: violência sexual, violência de gênero, maus-tratos contra crianças, diversidade Étnico-Racial, cuidados com o meio ambiente e tratamento a refugiados. Essa pesquisa evidenciou que: a) as crianças são capazes de fazer relações a partir da literatura com os contextos em que vivem, b) são capazes de refletir questões duras como a injustiça, a desigualdade, o preconceito e a violência, a partir das narrativas literárias apresentadas, c) a literatura oferece um ambiente seguro para as crianças explorarem e discutirem esses temas, promovendo o desenvolvimento de um pensamento crítico e consciente.
dc.language.iso 240806s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Direitos humanos - Educação
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Literatura infantojuvenil
dc.title A literatura infantojuvenil para a educação em direitos humanos
dc.type Trabalho de conclusão e Relatório curricular
local.description.areasdoconhecimento M342.7


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