| dc.contributor.advisor | Schefer, Maria Cristina | |
| dc.contributor.author | Guimarães, Mariana Gil de Oliveira | |
| dc.date.accessioned | 2024-08-08T13:15:11Z | |
| dc.date.available | ||
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.date.submitted | 2024 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3370 | |
| dc.description.abstract | Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresenta-se um estudo sobre o potencial das narrativas com ênfase pela Literatura Infantojuvenil, para o fortalecimento da Educação em Direitos Humanos. A produção de dados foi realizada a partir de um procedimento (auto) biográfico e documental, em que foram desenvolvidas leituras com diferentes temas inclusivos para crianças do terceiro ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Amaral localizada em Osório-RS. As histórias trataram de: violência sexual, violência de gênero, maus-tratos contra crianças, diversidade Étnico-Racial, cuidados com o meio ambiente e tratamento a refugiados. Essa pesquisa evidenciou que: a) as crianças são capazes de fazer relações a partir da literatura com os contextos em que vivem, b) são capazes de refletir questões duras como a injustiça, a desigualdade, o preconceito e a violência, a partir das narrativas literárias apresentadas, c) a literatura oferece um ambiente seguro para as crianças explorarem e discutirem esses temas, promovendo o desenvolvimento de um pensamento crítico e consciente. | |
| dc.language.iso | 240806s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Direitos humanos - Educação | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Literatura infantojuvenil | |
| dc.title | A literatura infantojuvenil para a educação em direitos humanos | |
| dc.type | Trabalho de conclusão e Relatório curricular | |
| local.description.areasdoconhecimento | M342.7 |