Resumo:
Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresenta-se as possíveis articulações que podem ser realizadas entre a Educação Física e a Alfabetização, deste modo, o objetivo deste estudo é compreender como a Educação Física se aproxima da Alfabetização em uma escola no município de Osório – RS. Para isso, adotou-se como metodologia qualitativa, descritiva e exploratória quanto aos seus objetivos, a partir da realização de um entrevista semiestruturada, contendo 11 perguntas, as quais foram realizadas com seis professoras alfabetizadoras. A análise baseou-se nas narrativas das docentes e nas inter-relações estabelecidas com as categorias de análise, relacionando seus relatos a períodos históricos e concepções sociais. As narrativas das professares indicaram diferenças geracionais e expectativas baseadas em experiências criadas com turmas anteriores, destacando em suas falas a importância de as crianças organizarem seus espaços e corpos para, posteriormente, se organizarem em espaços menores, como em seus cadernos, ressaltando a necessidade do domínio corporal para a aquisição e desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Evidencia-se, portanto, que a Alfabetização não se resume apenas a um processo cognitivo, mas também, envolve aspectos corporais e sociais. Assim, é crucial que os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental incorporem práticas de Educação Física em seus planejamentos, reconhecendo sua relevância para o desenvolvimento integral das crianças e, por conseguinte, para o sucesso no processo de alfabetização.