Este estudo aborda a importância de acesso de crianças, incluso ou não de algum
espectro neuro divergente em museus, bem como as práticas vinculadas pelas próprias
instituições e educadores responsáveis. É um estudo qualitativo desenvolvido através
de uma pesquisa narrativa que teve como instrumento saídas de campo com um grupo
de crianças da educação infantil, de 4 a 5 anos, para as quais também leciono como
professora. Os movimentos, aproximações e práticas geradas com Artes Visuais e os
espaços culturais os quais visitamos também estiveram presentes como instrumento de
coleta de dados para o trabalho. O trabalho parte, assim, de uma análise, tomando o
questionamento do poder disciplinar e de diferentes abordagens de acessibilidade que
incluem adaptações físicas, programas educacionais e materiais de apoio. Destaca a
importância da participação ativa das crianças que estiveram presentes durante a
pesquisa, não como objetos de estudo mas partícipes da geração de narrativas e
questões antes, durante e depois das visitações. A coleta desses dados acontece
através do registro de um diário de bordo, Narrativas Desviantes, instrumento principal
da pesquisa cujas laudas também estão presentes no trabalho.