REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Recursos Educacionais Abertos (REA) nos anos iniciais do ensino fundamental: oportunidades pedagógicas

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Stramare, Odilon Antônio
dc.contributor.author Gomes, Cassiano Molinari
dc.date.accessioned 2024-08-29T19:18:51Z
dc.date.available
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3408
dc.description.abstract Este trabalho traz os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre o tema “Recursos Educacionais Abertos (REA) nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental: Oportunidades Pedagógicas”. Durante sua formação, os estudantes de Pedagogia aprendem diversas técnicas de ensino e teorias educacionais, preparando-se para uma atuação robusta. No entanto, o ambiente educacional está em constante evolução, exigindo adaptações contínuas. Um desafio atual para muitos educadores é a integração de recursos digitais de forma produtiva. Dentre os recursos digitais, os Recursos Educacionais Abertos (REA) se destacam por sua variedade e versatilidade. Esses materiais permitem que os professores não apenas os utilizem, mas também os modifiquem e compartilhem conforme suas necessidades, sem infringir direitos autorais. O trabalho investiga se o uso de REA nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental traz benefícios pedagógicos. A pesquisa realizada buscou entender a importância dos REA para a educação aberta, oferecer alternativas para criadores de produtos educacionais e identificar oportunidades de uso dos REA como recurso pedagógico. A relevância do trabalho reside na capacitação dos pedagogos para usar, criar, adaptar e compartilhar materiais didáticos, estimulando a curiosidade, criatividade e interesse das crianças. Considera-se que pôde ser constatada a importância de os professores se apropriarem da utilização de REA também nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental como forma de melhorar a qualidade do ensino nesta etapa e atender ao disposto na BNCC sobre a participação das tecnologias digitais na educação das crianças. Outra constatação foi a de que é necessária uma maior capacitação dos professores para melhor conhecer e utilizar estes recursos, o que pode ser escopo de ações futuras, como a criação de manuais passo a passo de criação de REA e outras formas de atividades de formação continuada a serem disponibilizadas e socializadas com os educadores.
dc.language.iso 240827s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Formação de professores
dc.subject Ensino fundamental
dc.subject Anos iniciais
dc.subject Recursos digitais
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Recursos Educacionais Abertos (REA) nos anos iniciais do ensino fundamental: oportunidades pedagógicas
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M371.13


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples