Resumo:
A gestão estratégica exige a realização do diagnóstico da realidade organizacional, buscando, a partir da identificação dos pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades, delinear um planejamento de ações capazes de ampliar as perspectivas futuras do negócio. Dessa forma, o objetivo principal deste estudo foi elaborar ações estratégicas para a empresa Medfarma, de Sananduva, Rio Grande do Sul, após a implementação da matriz SWOT. Com base na revisão de literatura, destaca-se a importância da ferramenta SWOT para a construção do diagnóstico e promoção do planejamento das ações estratégicas. Realizou-se pesquisa qualitativa, de natureza exploratória-descritiva, a partir de estudo de caso. Foram coletadas informações por meio de entrevista com o proprietário e questionário junto aos clientes e fornecedores da farmácia com a finalidade de identificar as variáveis que compõem o ambiente interno e externo. Observouse que a empresa se encontra em uma postura de manutenção, o que exige aproveitar ao máximo seus pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças. O plano de ação apresentado sugere algumas estratégias que podem ser implementadas, incluindo melhoria da estrutura física, promoção da fidelização da clientela, ampliação das ações promocionais, venda de produtos exclusivos, aumento do ticket médio, enfoque em produtos nutracêuticos e melhoria do
marketing digital.