REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Letramento de percurso: o contato sociocultural com a escrita nas práticas em educação ambiental na educação básica

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dc.contributor.advisor Lemos, Sandra Monteiro
dc.contributor.author Silva, Heleno Beijoza da
dc.date.accessioned 2024-09-12T16:10:35Z
dc.date.available
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3433
dc.description.abstract Os processos de letramentos, reconhecidos como práticas sociais de leitura e escrita, potencializam interações entre o conhecimento científico e a realidade sociocultural, na vida em sociedade, contribuindo significativamente para a construção de saberes, de competências e de senso crítico. Em especial, nesta pesquisa, o foco está nos processos de letramento envolvendo a educação ambiental, algo cada vez mais essencial, considerando, sobretudo, a crise climática vivenciada nos últimos tempos. O objetivo geral dessa dissertação consistiu em descrever as práticas socioculturais de escrita presentes nos relatos de professores sobre suas vivências em Educação Ambiental, utilizando a perspectiva do Letramento de Percurso como pano de fundo para a composição analítica. A abordagem teórica contou com uma revisão de literatura em forma de estado do conhecimento, trazendo pesquisas relacionadas às temáticas de letramento ambiental, educação ambiental e formação continuada de professores. Como fundamentação teórica, elencou os seguintes autores e suas contribuições: Street (2010 e 2013) detalhando os novos estudos sobre letramento e as dimensões escondidas na escrita de artigos acadêmicos; Lea e Street (2014) versando sobre os letramentos acadêmicos e sua aplicação no planejamento de projetos curriculares e instrucionais no âmbito educacional; Silva (2015) com sua pesquisa sobre as relações existentes entre o letramento acadêmico no estágio supervisionado e as práticas de ação docente na voz do aluno-professor; Soares (2009) demonstrando as diferenças e as relações entre alfabetismo e o letramento; Tfouni (2002) descrevendo o significado das agências de letramento; Kleiman (1995) expressando a existência dos “eventos de letramento”; Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020) expondo sobre os principais aspectos dos multiletramentos; Silva (2021) e Lopes (2023) apresentando o Letramento de Percurso em objetos de estudo distintos; e complementando o capítulo teórico, foram apresentados marcos legais e sua relação com as práticas em educação ambiental. O roteiro metodológico traçado considerou a realização de uma pesquisa descritiva, qualitativa e bibliográfica, utilizando como ferramenta de análise sociodiscursiva, o Letramento de Percurso (Silva, 2021) para a interpretação textual dos relatos dos professores. No corpus, a produção dos dados foi realizada através do registro e da análise em quadros analíticos padronizados — considerando em sua estrutura, as etapas de contextualização, identificação e mapeamento das citações — localizando os excertos textuais conforme as possíveis funções modalizadoras, para identificar a intencionalidade discursiva dos professores. Como resultados e discussões, evidenciou-se a predominância de possíveis modalizações intervencionistas derivadas das escolhas vocabulares dos professores, como uma possível tendência discursiva oriunda da implementação de suas práticas pedagógicas em educação ambiental, seguido pela aparição de modalizações identitárias, viscerais e dialógicas, revelando assim, o engajamento sociodiscursivo dos sujeitos da pesquisa. Nas conclusões e implicações, foi ressaltado o quanto os processos de letramentos — em especial o Acadêmico e o Ambiental, considerados como práticas socioculturais de leitura e escrita — influenciam os relatos dos professores e a sua identidade docente. Como produto educacional, apresenta-se o site “Letramentos para um novo mundo...” como proposta, voltado para a promoção da formação continuada de professores na Educação Básica.
dc.language.iso 240910s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Letramento
dc.subject Formação continuada
dc.subject Educação ambiental
dc.subject Educação básica
dc.title Letramento de percurso: o contato sociocultural com a escrita nas práticas em educação ambiental na educação básica
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D37:504


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