REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Cultura periférica, direitos humanos e educação: reflexões desde o movimento hip hop em perspectivas decoloniais

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dc.contributor.advisor Wenczenovicz, Thaís Janaina
dc.contributor.author Sousa, Thais Silva Araújo de
dc.date.accessioned 2025-01-09T11:17:08Z
dc.date.available
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3566
dc.description.abstract Este estudo busca investigar, no contexto da educação básica, como a culturas periféricas, em especial o Hip-Hop, atua como uma ferramenta propulsora na promoção dos Direitos Humanos, a partir do desenvolvimento de espaços de educação não formal. As práticas escolares no Brasil são frequentemente marcadas por produções de saber que seguem uma lógica colonial e universalizante, reproduzindo padrões eurocêntricos, especialmente nos campos da arte e da cultura. Nesse sentido, o objetivo é compreender como o Hip-Hop, sob uma perspectiva decolonial, pode contribuir para a promoção dos Direitos Humanos na educação básica no Rio Grande do Sul. Assim, as áreas das Culturas Periféricas Educação, Direitos Humanos e Juventudes vão compor o escopo do trabalho, com os seguintes objetivos específicos: (a) compreender os conceitos teóricos de colonialismo e colonialidade e suas manifestações contemporâneas; (b) examinar as particularidades da educação básica no Rio Grande do Sul (2010-2024); (c) discutir as contribuições da arte e das culturas periféricas, sob uma perspectiva decolonial, na garantia de direitos; (d) investigar as responsabilidades e ações do Estado na implementação de políticas culturais periféricas em articulação com a Educação em Direitos Humanos; (e) identificar como a cultura periférica, especialmente por meio do movimento Hip-Hop-RS, atua como uma tecnologia social promotora de direitos em espaços de educação não formal. A justificativa para a pesquisa se baseia na relevância social do tema e na importância de perspectivas críticas sobre o cenário educacional, destacando a necessidade de ampliar a diversidade cultural e suas interfaces na efetivação dos Direitos Humanos. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e procedimentos investigativo-bibliográficos. Os resultados apontam que as colonialidades reforçam sistematicamente as desigualdades educacionais, refletidas nas hierarquias étnico-raciais, comprometendo o acesso e a efetivação dos direitos educacionais e culturais. Observa-se que as culturas periféricas constituem um campo fértil para práticas educacionais não tradicionais, atravessadas pelos aspectos interculturais, contribuindo para a promoção e ampliação dos direitos fundamentais.
dc.language.iso 250107s2024####bl#a###fr###########por#d
dc.subject Educação básica
dc.subject Direitos humanos
dc.subject Periferia urbana
dc.subject Hip-hop
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Cultura
dc.subject Decolonialidade
dc.title Cultura periférica, direitos humanos e educação: reflexões desde o movimento hip hop em perspectivas decoloniais
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D316.347:37
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Construções teórico-metodológicas a partir do hip-hop: cultura, desenvolvimento humano e educação" de autoria de Thais Silva Araújo de Sousa.


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