REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Pão sueco com farinha da casca de moranga cabotiá: percepções do consumidor e suas influências sobre a decisão de compra

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dc.contributor.advisor Moraes, Bruna Klein Borges de
dc.contributor.author Santos, Scarlet de Fátima Barboza dos
dc.date.accessioned 2025-01-13T11:00:11Z
dc.date.available
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3585
dc.description.abstract Este estudo visa avaliar as percepções dos consumidores e suas influências sobre a decisão de compra de pão sueco com farinha da casca de moranga cabotiá, bem como, desenvolver rótulos para o produto utilizando diferentes fatores não sensoriais e determinar o impacto desses rótulos na expectativa hedônica, intenção de compra e impressão sobre saudabilidade e sustentabilidade dos consumidores. Metodologicamente, foi utilizado como instrumento de pesquisa o formulário online, no qual os participantes responderam questões referentes aos fatores não sensoriais, tais como: cor da embalagem, alegação nutricional e apresentação sobre sustentabilidade, presentes no rótulo do pão sueco. Após pesquisa online, foi possível verificar que referente a expectativa hedônica e intenção de compra, a amostra com maior aceitabilidade foi a contendo cor preta, alegação nutricional “Rico em Proteínas” e apresentação sobre sustentabilidade “Contém 10% da casca da moranga” e selo de sustentabilidade. Quanto a sustentabilidade e saudabilidade, a embalagem verde provocou maior impacto positivo, com a apresentação sobre sustentabilidade “Com aproveitamento da casca da moranga cabotiá” e imagem da moranga, com diferença apenas na alegação nutricional, sendo “Fonte de Vitaminas A e C” para o item sustentabilidade. Quanto a saudabilidade, a alegação nutricional “Rico em Proteínas”, obteve maior impacto positivo nos resultados da escala de atitude. Na análise de agrupamentos, todos os clusters (grupos) aprovam a elaboração de produtos com adição de partes não convencionais dos alimentos. Já o hábito de verificar a qualidade nutricional no rótulo dos alimentos é uma atitude dos clusters 2, 3 e 4, enquanto os clusters 1 e 2, afirmaram que a cor da embalagem influência na decisão de compra. Concluiu-se que para obter maior assertividade, é necessário definir o público-alvo a ser atingido, de acordo com o principal objetivo do produto e estabelecer uma conexão com os consumidores de maneira eficaz em conjunto com estratégias de marketing, já que as decisões são tomadas de forma inconsciente, na maioria das vezes.
dc.language.iso 250110s2024####bl#####fr###########por#d
dc.subject Pão
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Análise sensorial
dc.subject Consumidor
dc.title Pão sueco com farinha da casca de moranga cabotiá: percepções do consumidor e suas influências sobre a decisão de compra
dc.type Arquivo digital
local.contributor.advisor-co Moraes, Kelly de
local.description.areasdoconhecimento M664.66


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