Resumo:
Este estudo visa avaliar as percepções dos consumidores e suas influências sobre a decisão de compra de pão sueco com farinha da casca de moranga cabotiá, bem como, desenvolver rótulos para o produto utilizando diferentes fatores não sensoriais e determinar o impacto desses rótulos na expectativa hedônica, intenção de compra e impressão sobre saudabilidade e sustentabilidade dos consumidores. Metodologicamente, foi utilizado como instrumento de pesquisa o formulário online, no qual os participantes responderam questões referentes aos fatores não sensoriais, tais como: cor da embalagem, alegação nutricional e apresentação sobre sustentabilidade, presentes no rótulo do pão sueco. Após pesquisa online, foi possível verificar que referente a expectativa hedônica e intenção de compra, a amostra com maior aceitabilidade foi a contendo cor preta, alegação nutricional “Rico em Proteínas” e apresentação sobre sustentabilidade “Contém 10% da casca da moranga” e selo de sustentabilidade. Quanto a sustentabilidade e saudabilidade, a embalagem verde provocou maior impacto positivo, com a apresentação sobre sustentabilidade “Com aproveitamento da casca da moranga cabotiá” e imagem da moranga, com diferença apenas na alegação nutricional, sendo “Fonte de Vitaminas A e C” para o item sustentabilidade. Quanto a saudabilidade, a alegação nutricional “Rico em Proteínas”, obteve maior impacto positivo nos resultados da escala de atitude. Na análise de agrupamentos, todos os clusters (grupos) aprovam a elaboração de produtos com adição de partes não convencionais dos alimentos. Já o hábito de verificar a qualidade nutricional no rótulo dos alimentos é uma atitude dos clusters 2, 3 e 4, enquanto os clusters 1 e 2, afirmaram que a cor da embalagem influência na decisão de compra. Concluiu-se que para obter maior assertividade, é necessário definir o público-alvo a ser atingido, de acordo com o principal objetivo do produto e estabelecer uma conexão com os consumidores de maneira eficaz em conjunto com estratégias de marketing, já que as decisões são tomadas de forma inconsciente, na maioria das vezes.