REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Artesania e autoria no apoio à inclusão escolar

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dc.contributor.advisor Lemos, Sandra Monteiro
dc.contributor.author Souza, Xenia Letícia Aguiar de
dc.date.accessioned 2025-01-20T11:46:57Z
dc.date.available
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3600
dc.description.abstract A presente dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Prossional em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e tem o objetivo de analisar os momentos de escuta proporcionados pelos atendimentos psicopedagógicos a estudantes de 4º e 5º ano, da Rede Municipal de Ensino de NH, que frequentam o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), evidenciando o modo como são subjetivados aos discursos da não aprendizagem, ou escapam a eles criando outras formas de narrar a si mesmo. O contexto da pesquisa é o NAP de Novo Hamburgo e os sujeitos são estudantes com históricos de “diculdades nos processos de letramentos e alfabetização”, atendidos neste espaço. No processo da empiria, insere-se também a análise do motivo do encaminhamento destes sujeitos e o diálogo com seus responsáveis. A justicativa está na importância de valorizar todos os momentos de escuta desses sujeitos, especialmente quando narram seus sentidos sobre os atendimentos (em diferentes espaços, incluindo a escola); também está na relevância do especialista (em contexto de acolhimento Psicopedagógico) ao constituir o olhar/escuta, enquanto prossional inserido no espaço da pesquisa, propondo-se a considerar as histórias, sentimentos e possibilidades de cada pessoa inserida nesse propósito. A pesquisa também problematizou o discurso da não aprendizagem ao constituir espaços/vivências destes estudantes, pela possibilidade de compreender os signicados mobilizados na artesania de uma relação de aprendizagem criada com o outro nos processos de inclusão. A abordagem da pesquisa é qualitativa de inspiração etnográca e busca se apoiar em pensadores como Richard Sennett e Michel Foucault. O exercício analítico parte do corpus empírico, enquanto enunciados discursivos, gerados nos encontros semanais com os participantes; estes momentos possibilitaram a organização das informações obtidas em quatro eixos de análise: encaminhamentos ao NAP - o acento clínico e o foco na correção; os discursos da escola e do NAP - proteção e estranhamentos; o que narram os responsáveis pelas crianças; e os encontros com os sujeitos da pesquisa - desaos em experienciar com o outro. Diante deste exercício de pesquisa, constitui-se como produto, a construção de um livro com foco nos "ditos" dos estudantes participantes desse contexto (NAP).
dc.language.iso 250117s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Aprendizagem
dc.subject Subjetivação
dc.subject Contextos psicopedagógicos
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Artesania
dc.title Artesania e autoria no apoio à inclusão escolar
dc.type Arquivo digital
local.contributor.advisor-co Sardagna, Helena Venites
local.description.areasdoconhecimento D37.015.3


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