dc.description.abstract |
Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, e intitulada “EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA: conversas - através de cartas - entre professoras de artes”, tem o objetivo de buscar o tempo, o espaço e o lugar, não da arte em si, mas das professoras de artes dentro da escola. Utilizando a metodologia da troca de cartas, propus conversas acerca das aulas de artes em escolas, possibilitando que professoras que
atuam nesse espaço compartilhem suas experiências. Com base no autor Jorge Larrosa, entendo a experiência como algo que acontece ao invés de algo que temos ou não. Uma carta, de minha autoria, foi enviada para dezesseis professoras
atuantes em escolas públicas e particulares dentro do estado do Rio Grande do Sul compartilhando a minha vivência e lançando algumas perguntas disparadoras para que as conversas pudessem acontecer. Nove professoras retornaram a carta,
compartilhando suas experiências, tristezas, alegrias, insatisfações, desejos nas escolas. Junto às cartas, recebi fotografias diversas das aulas de artes. Um produto educacional foi elaborado no decorrer da pesquisa como um material artístico-pedagógico, no formato de uma vídeo-carta e intitulado “Isto não é uma sala de artes”, direcionado a docentes de artes a fim de contribuir em seus contextos de atuação. |
|