A conscientização ambiental nas escolas é incipiente, apesar de ser um tema transversal amparado por diversas legislações. Isso evidencia um vácuo que possibilita o seguinte questionamento: É possível as crianças se sensibilizarem com as questões ambientais ao terem contato com a Literatura Infantil de Daniel Munduruku? Buscando responder essa questão foram selecionadas duas turmas do 6º ano da escola municipal de ensino fundamental Arlindo Stringhini, localizada em Guaíba, RS, onde Literatura é uma disciplina. As obras “O diário de Kaxi – Um curumim descobre o Brasil” e “Meu vô Apolinário – Um mergulho no rio da minha memória” do escritor Daniel abordam a temática da natureza numa linguagem lúdica e acessível, sendo uma ferramenta para abordar a transversalidade. É uma pesquisa quantitativa. Foi aplicado em dois momentos um questionário composto por oito perguntas: antes da leitura dos livros, e posterior a esta. Os recursos foram sala de aula, livros, alunos e o professor. A utilização dos questionários comprovou a importância de desenvolver essa temática na disciplina de Literatura. A conexão com a natureza apresentada nos livros pode promover a Educação Ambiental na sala de aula, permitindo aos alunos compartilhar perspectivas, valorizar saberes dos povos originários e fortalecer a relação entre o ser humano e o meio ambiente. Estimulando assim sua capacidade de reflexão crítica e ação colaborativa. Dessa forma a EA se torna um instrumento oportuno para formar cidadãos conscientes, capazes de transformar o mundo ao seu redor.
As práticas relacionadas à leitura literária na escola ainda parecem opacas ou mesmo silentes em se tratando da presença da literatura negro-brasileira. Tencionando contribuir para o debate acerca de um ensino-aprendizagem ...
Este trabalho se apresenta como uma alternativa à colonialidade. É um estudo
qualitativo que buscou constituir ações pedagógicas decoloniais pautadas
teoricamente na interculturalidade crítica (Walsh, 2009) e na sociologia ...
Este trabalho tem como objetivo analisar as ações que podem ser implementadas pelo professor de Língua Portuguesa para promover a inclusão de alunos surdos no ambiente escolar no âmbito das disciplinas de Literatura e ...