REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Tessituras em in/exclusão e acessibilidade: uma trama entre políticas educacionais, estratégias pedagógicas e recursos em escolas de área rura

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dc.contributor.advisor Sardagna, Helena Venites
dc.contributor.author Santos, Simone Pereira dos
dc.date.accessioned 2025-02-06T12:08:53Z
dc.date.available 2025-02-06T12:08:53Z
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3679
dc.description.abstract A presente dissertação relata uma pesquisa que se propôs a analisar como a acessibilidade está presente nas práticas curriculares de professores, junto aos alunos com deficiência que frequentam os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, em escolas públicas da área rural do município de Gravataí/RS. As informações do campo empírico foram obtidas a partir do questionário respondido por meio da ferramenta Google Forms, por professores dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Também serviram de material de análise documentos de acessibilidade curricular produzidos para orientar o trabalho pedagógico dos professores de sala de aula comum com os alunos com deficiência, no ano de 2022. A metodologia seguiu a abordagem qualitativa do tipo exploratório descritivo, considerando mais o processo do que o resultado. As ferramentas teóricometodológicas escolhidas para olhar para o objeto de investigação tiveram uma aproximação com algumas noções de Michel Foucault, mais especificamente os estudos de governamentalidade, biopolítica e normalização. Esses conceitos são empregados mais no sentido de uma caixa de ferramentas, para analisar os enunciados, os significados e as práticas a partir das informações obtidas na pesquisa. O exercício analítico priorizou descrever e analisar os registros, as ações e compreensões que circulam na escola, tomando a inclusão como um imperativo. O exercício analítico enfatizou as interlocuções docentes da in/exclusão e da acessibilidade na escola, em torno de três eixos: a) os participantes e seus contextos de atuação; b) olhares docentes para acessibilidade: estratégias e recursos e c) o documento de acessibilidade curricular: sistematização e análise. O primeiro eixo contextualiza os interlocutores da pesquisa e a instituição. Já o segundo eixo se subdivide em dois enfoques, evidenciando os processos de in/exclusão na prática docente e a escola inclusiva na relação com o planejamento docente e acessibilidade, compreendendo esses processos como movimentos da biopolítica e ações de governamento na escola. O terceiro eixo discute a acessibilidade curricular como estratégia para a Educação Inclusiva em duas ênfases: nos Anos Iniciais e nos Anos Finais do Ensino Fundamental. São diversas as estratégias empregadas pelas escolas, mas o que fica evidente é a tendência de aproximar o sujeito aprendente o máximo possível dos parâmetros curriculares oficiais.
dc.language.iso 250205s2023####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Acessibilidade curricular
dc.subject Escola rural
dc.subject Escola - Inclusão
dc.subject Escola - Exclusão
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Tessituras em in/exclusão e acessibilidade: uma trama entre políticas educacionais, estratégias pedagógicas e recursos em escolas de área rura
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D376(816.5)


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