REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Avaliação do efeito de rotulagem com alegações sobre o uso de inteligência artificial no desenvolvimento de chocolates

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dc.contributor.advisor Sant'Anna, Voltaire
dc.contributor.author Chaves, Alexandre Antonio
dc.date.accessioned 2025-07-11T18:06:06Z
dc.date.available 2025-07-11T18:06:06Z
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3782
dc.description.abstract Chocolate é um dos produtos mais populares do mundo e o desenvolvimento desses produtos se mostra um desafio para a diferenciação de uma empresa no mercado. O uso de inteligência artificial é uma grande tendência em todas as áreas, porém ainda é um recurso pouco explorado na área de alimentos. Utilizar alegações por meio de logotipos e logomarcas no rótulo frontal de alimentos é uma prática eficiente para a interlocução entre empresas e consumidores, sendo uma ferramenta importante para avaliar como o consumidor percebe e reage a inovações utilizadas no desenvolvimento de produtos. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar o efeito da alegação do uso de inteligência artificial no desenvolvimento de chocolates por parte de consumidores brasileiros. A pesquisa foi realizada com 107 participantes, os quais avaliaram seis embalagens fictícias de chocolates, variando entre chocolates tradicionais, com açaí e nibs caramel flor sal e pimenta, com ou sem a alegação "desenvolvido por inteligência artificial". Foram mensuradas a aceitação global, percepção de saudabilidade, sustentabilidade, nível de processamento e emoções evocadas, complementadas pela técnica projetiva de associação de palavras. Os resultados indicaram que a menção ao uso de IA na rotulagem não alterou significativamente a aceitação dos chocolates, salvo em combinações de sabores mais ousados, nas quais houve menor aceitação. Também não foram observadas diferenças relevantes na percepção de saudabilidade, sustentabilidade e industrialização, com destaque positivo para os produtos com ingredientes amazônicos. Em relação às emoções evocadas, a maioria não sofreu variação, embora sentimentos positivos tenham sido menos associados aos produtos com IA, enquanto algumas emoções negativas apresentaram maior frequência. Assim, a menção à IA não impactou substancialmente a aceitação, mas pode influenciar algumas reações emocionais, indicando a necessidade de estudos futuros.
dc.language.iso 250710s2025####bl#a###fr###########por#d
dc.subject ChatGPT
dc.subject Percepção
dc.subject Desenvolvimento de produtos
dc.subject Consumidor
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Avaliação do efeito de rotulagem com alegações sobre o uso de inteligência artificial no desenvolvimento de chocolates
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M663.9


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