Resumo:
Chocolate é um dos produtos mais populares do mundo e o desenvolvimento desses
produtos se mostra um desafio para a diferenciação de uma empresa no mercado. O
uso de inteligência artificial é uma grande tendência em todas as áreas, porém ainda
é um recurso pouco explorado na área de alimentos. Utilizar alegações por meio de
logotipos e logomarcas no rótulo frontal de alimentos é uma prática eficiente para a
interlocução entre empresas e consumidores, sendo uma ferramenta importante para
avaliar como o consumidor percebe e reage a inovações utilizadas no
desenvolvimento de produtos. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar o efeito da
alegação do uso de inteligência artificial no desenvolvimento de chocolates por parte
de consumidores brasileiros. A pesquisa foi realizada com 107 participantes, os quais
avaliaram seis embalagens fictícias de chocolates, variando entre chocolates
tradicionais, com açaí e nibs caramel flor sal e pimenta, com ou sem a alegação
"desenvolvido por inteligência artificial". Foram mensuradas a aceitação global,
percepção de saudabilidade, sustentabilidade, nível de processamento e emoções
evocadas, complementadas pela técnica projetiva de associação de palavras. Os
resultados indicaram que a menção ao uso de IA na rotulagem não alterou
significativamente a aceitação dos chocolates, salvo em combinações de sabores
mais ousados, nas quais houve menor aceitação. Também não foram observadas
diferenças relevantes na percepção de saudabilidade, sustentabilidade e
industrialização, com destaque positivo para os produtos com ingredientes
amazônicos. Em relação às emoções evocadas, a maioria não sofreu variação,
embora sentimentos positivos tenham sido menos associados aos produtos com IA,
enquanto algumas emoções negativas apresentaram maior frequência. Assim, a
menção à IA não impactou substancialmente a aceitação, mas pode influenciar
algumas reações emocionais, indicando a necessidade de estudos futuros.