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Essa dissertação, apresentada ao curso de Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), teve por objetivo investigar as contribuições do trabalho pedagógico do(a) professor(a) de música como fator motivacional para a aprendizagem musical de estudantes de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, RS. Para tanto, foi empreendida uma investigação qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994; GODOY, 1995a; COHEN; MANION; MARRISON, 2007) que teve como pressuposto metodológico o estudo multicasos (STAKE, 2009; YIN, 2001). Esse estudo multicasos, investigou os casos das turmas do 6º e do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, compreendendo estudantes de 11 a 15 anos de idade, respectivamente. Para a amostragem, foram coletados dados em uma escola Municipal de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, RS (RME/POA), por meio de observações participantes, de coleta de documentos e do MUSIC Inventory (2017), utilizados como técnicas de coleta de dados. Os dados foram analisados por meio do modelo MUSIC de motivação acadêmica, proposto por Jones (2009; 2017), o qual constituiu-se no referencial teórico analítico dessa pesquisa. O modelo MUSIC de motivação acadêmica apresentado por Jones (2009; 2017) compreende cinco componentes motivacionais que devem ser considerados ao planejar uma aula, quais sejam: (1) o empoderamento, (2) a utilidade, (3) o sucesso, (4) o interesse e (5) o cuidado. Desse modo, o nome do modelo, MUSIC, configura-se em um acrônimo baseado na segunda letra do “eMpoderamento” e na primeira letra dos outros quatro componentes. Este modelo, fundamentado nas teorias motivacionais do campo da motivação, embasou as práticas e análises realizadas durante o desenvolvimento das aulas de música, bem como as análises motivacionais relacionadas às concepções dos(as) estudantes investigados(as). Os resultados dessa pesquisa são oriundos do desenvolvimento metodológico desta dissertação de Mestrado Profissional, compreendendo a implementação das técnicas de coleta dos dados e posterior análise. Foi possível, então, atribuir como fatores motivacionais de estudantes da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre para o aprendizado musical escolar todos os cinco componentes do modelo MUSIC de motivação acadêmica: empoderamento, utilidade, sucesso, interesse e cuidado. Quanto a estes fatores motivacionais, contudo, os(as) estudantes do 6º e do 9º anos apontaram, ao final dessa investigação, 87% de empoderamento em estudantes do 6º ano e 83% de percepções de controle sobre seu aprendizado musical em estudantes do 9º ano; 83% de entendimento de utilidade frente aos conteúdos musicais em estudantes do 6º ano e 83% de utilidade para os(as) estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental; 82% de percepções de sucesso em estudantes do 6º ano e 80% de percepções de sucesso em estudantes do 9º ano; 85% de interesse nos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, e 80% de interesse em estudantes do 9º ano; e, por fim, 88% de percepções de cuidado em estudantes do 6º ano enquanto que os(as) estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental apresentaram 90% de percepções de cuidado ao final do ano letivo. A contribuição motivacional do trabalho pedagógico da professora de música investigada se deu no aumento de todos os níveis motivacionais dos cinco componentes motivacionais do modelo MUSIC de motivação acadêmica, proposto por Jones (2009), bem como na motivação para produzir trabalhos qualificados, na elaboração e definição de suas músicas e seus(suas) compositores(as) preferidos(as), na ampliação do repertório musical e das percepções auditivas, entre outros fatores. Por meio desse estudo, foi possível construir a Proposta Pedagógica Curricular para o ensino de música nos Anos Finais do Ensino Fundamental e elaborar um site de livre acesso contendo atividades práticas, teóricas e avaliativas que possam contribuir com o trabalho de outros(as) professores(as) da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, RS que convivem com comunidades e realidades próximas a essa. Assim, poder-se-á ampliar e qualificar o meu trabalho pedagógico-musical, assim como o trabalho pedagógico-musical dos(as) professores(as) da RME-POA/RS e demais profissionais que encontram dificuldades em atuar na motivação de seus(suas) estudantes. |
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