REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Aprendizagem em música: uma pesquisa-ação a partir da Teoria da Aprendizagem Musical, de Edwin Gordon

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Wolffenbüttel, Cristina Rolim
dc.contributor.author Pereira Júnior, Sinval de Oliveira
dc.date.accessioned 2025-07-29T14:39:14Z
dc.date.available 2025-07-29T14:39:14Z
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3799
dc.description.abstract A temática central deste trabalho foi a teoria da Aprendizagem Musical (TAM) e sua abordagem no ensino fundamental. A pesquisa buscou investigar como os conceitos da TAM podem ser integrados ao currículo escolar para aprimorar a educação musical. O objetivo geral foi investigar a temática da teoria da Aprendizagem Musical, aplicar seus conceitos no ensino fundamental e propor ações para o ensino na escola. Especificamente, a pesquisa visou expandir a abordagem da TAM na região de atuação investigada, realizar formação para professores sobre a temática e garantir que os alunos sejam os principais beneficiários e protagonistas do processo de aprendizagem. A metodologia adotada incluiu uma abordagem qualitativa, utilizando métodos como pesquisa-ação e pesquisa documental. As técnicas de coleta de dados envolveram a coleta de documentos, entrevista semiestruturada e observações. A análise dos dados foi realizada com o uso da análise de conteúdo, conforme proposta por Moraes (1999), que se desenvolve em cinco fases: pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados, interpretação dos resultados e apresentação dos resultados. Os resultados indicaram que a abordagem dos conceitos da TAM no ensino fundamental teve um impacto positivo na musicalidade dos alunos, evidenciado pela maior atenção e estímulo durante as atividades musicais. O produto educacional gerado inclui o "Grupem Cast Podcast" e em breve demais ações, como o "E-book Grupem Cast - Aprendizagem Musical", que visam difundir os conhecimentos gerados pela pesquisa e oferecer recursos práticos para outros educadores. Como conclusão, destaca-se a importância de estudos contínuos para avaliar a manutenção das aprendizagens ao longo do tempo e validar a efetividade da abordagem proposta em diferentes contextos. A pesquisa contribuiu para o aprimoramento das práticas educativas na área da música, promovendo uma educação mais rica e significativa para os alunos.
dc.language.iso 250728s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação musical
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Música na escola
dc.title Aprendizagem em música: uma pesquisa-ação a partir da Teoria da Aprendizagem Musical, de Edwin Gordon
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D372.78
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Produto Educacional do tipo Podcast – GrupemCast" de autoria de Sinval de Oliveira Pereira Júnior.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples