O trabalho visa realizar analise da utilização da segmentação de mercado como uma estratégia de marketing, ou seja, identificar grupos específicos de pessoas que buscam um produto através da necessidade ou preferência de algo e implementar o marketing em cima desse grupo de pessoas, identificando nichos de mercado que podem contribuir para atrair mais clientes de uma cooperativa de produtos agroecológicos de Sananduva no Rio Grande do Sul. Foi realizada uma abordagem metodológica qualitativa e exploratória, combinado com pesquisa bibliográfica. Como técnica de pesquisa foi utilizada uma entrevista com os membros da cooperativa e acompanhamento das atividades durante o primeiro semestre de 2024. Como resultados observou-se que segmentação de mercado é importante para a cooperativa, por diversos fatores, um deles é o atendimento as necessidades específicas, podendo ocorrer alguns desafios que podem trazer dificuldade na implementação, mas nada que comprometa com a utilização da prática, além de trazer algumas sugestões futuras de pesquisa como tendência. Nos critérios e processo de segmentação adotados pela cooperativa são tanto psicográficos quanto comportamentais, pois a cooperativa atende clientes que está procurando um estilo de vida mais saudável. Conclui-se que a segmentação de mercado emerge como uma estratégia essencial para identificar novos nichos de mercado, desenvolver produtos e serviços relevantes e garantir a continuidade dos negócios.