REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Metodologias docentes na EJA: percepções de professoras em duas escolas do litoral norte gaúcho

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Sant'Anna, Sita Mara Lopes
dc.contributor.author Gasparin, Tairêz Peretti
dc.date.accessioned 2025-08-07T19:00:50Z
dc.date.available
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3825
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso – TCC tem como foco de investigação as metodologias de alfabetização adotadas nos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos – EJA, entendida como direito assegurado àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na idade apropriada, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96 (Brasil, 1996). A pesquisa parte da compreensão de que alfabetizar jovens, adultos e idosos envolve não apenas o ensino técnico da leitura e da escrita, mas também o reconhecimento de saberes culturais, experiências de vida em contextos de exclusão social historicamente produzidos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com caráter exploratório e descritivo, que se constituiu por meio de levantamento bibliográfico e realização de entrevistas semiestruturadas com duas professoras alfabetizadoras de duas escolas públicas localizadas no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Como objetivos específicos, buscou-se identificar as metodologias utilizadas pelas docentes e compreender como são estruturadas e desenvolvidas nas práticas pedagógicas. Observou-se que os resultados evidenciam práticas contextualizadas, que respeitam os saberes prévios dos educandos e dialogam com suas realidades, o que contribui para a permanência na EJA e o fortalecimento do vínculo nesse processo educativo. Espera-se, com este estudo, contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas, especialmente no que se refere à alfabetização como experiência significativa, emancipadora e transformadora.
dc.language.iso 250805s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação de jovens e adultos - EJA
dc.subject Alfabetização
dc.subject Práticas pedagógicas
dc.subject Metodologia
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Metodologias docentes na EJA: percepções de professoras em duas escolas do litoral norte gaúcho
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M374.7


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples