O presente Trabalho de Conclusão de Curso – TCC tem como foco de investigação as metodologias de alfabetização adotadas nos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos – EJA, entendida como direito assegurado àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na idade apropriada, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96 (Brasil, 1996). A pesquisa parte da compreensão de que alfabetizar jovens, adultos e idosos envolve não apenas o ensino técnico da leitura e da escrita, mas também o reconhecimento de saberes culturais, experiências de vida em contextos de exclusão social historicamente produzidos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com caráter exploratório e descritivo, que se constituiu por meio de levantamento bibliográfico e realização de entrevistas semiestruturadas com duas professoras alfabetizadoras de duas escolas públicas localizadas no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Como objetivos específicos, buscou-se identificar as metodologias utilizadas pelas docentes e compreender como são estruturadas e desenvolvidas nas práticas pedagógicas. Observou-se que os resultados evidenciam práticas contextualizadas, que respeitam os saberes prévios dos educandos e dialogam com suas realidades, o que contribui para a permanência na EJA e o fortalecimento do vínculo nesse processo educativo. Espera-se, com este estudo, contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas, especialmente no que se refere à alfabetização como experiência significativa, emancipadora e transformadora.