O presente trabalho integra a pesquisa realizada no Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Rio Grande do Sul, Campus Litoral Norte. O estudo objetivou investigar, por meio das publicações acadêmicas e bibliográficas da área da Educação Infantil, como as práticas de acolhimento são discutidas, estruturadas e organizadas nas turmas de 0 a 3 anos. Metodologicamente se trata de uma pesquisa qualitativa, tendo como material primordial para as discussões analíticas artigos de Dossiês publicados com especificidade para Educação Infantil. Nas análises de produções teóricas já publicadas, foi possível aprofundar a compreensão sobre os processos de acolhimento e inserção de bebês nas instituições de Educação Infantil. As reflexões apresentadas pelos autores e autoras analisadas reforçaram a ideia de que o bebê é um sujeito de direitos, ativo e potente, que precisa ser respeitado em seus tempos, ritmos e formas de se comunicar. O acolhimento, neste sentido, se revela como uma prática que exige presença, escuta, afeto e disponibilidade dos educadores e não apenas um procedimento inicial.