REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O papel da literatura infantil em uma turma de uma escola do litoral norte: vinculações entre leitura e letramento literário

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Santaiana, Rochele da Silva
dc.contributor.author Vicente, Manoela Rodrigues
dc.date.accessioned 2025-08-07T19:01:56Z
dc.date.available
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3829
dc.description.abstract O presente trabalho objetivou analisar como o contato com a Literatura Infantil influencia o interesse das crianças pela leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de um trabalho de conclusão de curso de Pedagogia. O estudo se justifica por entender que as práticas de literatura infantil na escola permitem que as crianças acessem diferentes possibilidades de leituras por escolhas. O ato de leitura regular observado no Programa Residência Pedagógica favorece os processos de aprendizagem e formação de leitores. Metodologicamente foi realizada uma revisão de literatura/bibliográfica e um questionário com a docente de uma turma de primeiro ano. Ao analisar os resultados, organizou-se três eixos intitulados como: a literatura infantil como estratégia pedagógica: o equilíbrio entre o encantamento e a pedagogização, frequência, práticas de leitura e escrita e o protagonismo do estudante e desafios na prática docente e preferências literárias. Considera-se, ao término da pesquisa, que é importante os docentes entenderem a importância da literatura no cotidiano escolar para constituição de leitores. Para isso, é essencial que os docentes recebam formação adequada em questões relacionadas ao letramento literário enquanto uma linguagem transformadora e enriquecedora para o desenvolvimento de leitores desde a infância.
dc.language.iso 250805s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Escola
dc.subject Literatura infantil
dc.subject Letramento
dc.title O papel da literatura infantil em uma turma de uma escola do litoral norte: vinculações entre leitura e letramento literário
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M028


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples