O presente trabalho objetivou analisar como o contato com a Literatura Infantil influencia o interesse das crianças pela leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de um trabalho de conclusão de curso de Pedagogia. O estudo se justifica por entender que as práticas de literatura infantil na escola permitem que as crianças acessem diferentes possibilidades de leituras por escolhas. O ato de leitura regular observado no Programa Residência Pedagógica favorece os processos de aprendizagem e formação de leitores. Metodologicamente foi realizada uma revisão de literatura/bibliográfica e um questionário com a docente de uma turma de primeiro ano. Ao analisar os resultados, organizou-se três eixos intitulados como: a literatura infantil como estratégia pedagógica: o equilíbrio entre o encantamento e a pedagogização, frequência, práticas de leitura e escrita e o protagonismo do estudante e desafios na prática docente e preferências literárias. Considera-se, ao término da pesquisa, que é importante os docentes entenderem a importância da literatura no cotidiano escolar para constituição de leitores. Para isso, é essencial que os docentes recebam formação adequada em questões relacionadas ao letramento literário enquanto uma linguagem transformadora e enriquecedora para o desenvolvimento de leitores desde a infância.