REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Biblioteca escolar e infância: investigando o processo de formação de leitores

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Santaiana, Rochele da Silva
dc.contributor.author Silva, Amanda Belini da
dc.date.accessioned 2025-08-07T19:02:28Z
dc.date.available
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3831
dc.description.abstract O trabalho tem como objetivo investigar como as práticas de leitura são realizadas na biblioteca escolar e como seu ambiente é organizado para incentivar a formação de leitores. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal da cidade de Osório no estado do Rio Grande do Sul, atendendo crianças da pré-escola – Educação Infantil – e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esta pesquisa traz como problema de pesquisa: Quais práticas a biblioteca escolar de uma escola municipal realiza para incentivar a literatura infantil e a formação de leitores? Esta pesquisa busca compreender o impacto que a biblioteca escolar exerce na formação leitora das crianças desde a infância. A metodologia é de abordagem qualitativa e descritiva. O instrumento de coleta de dados foi aplicado por meio de questionário enviado virtualmente, com questões objetivas. O questionário foi aplicado a auxiliar de biblioteca da instituição e a supervisora pedagógica. Os resultados obtidos indicam que as práticas de leituras dentro da biblioteca escolar precisam ser diversificadas, atrativas e significativas, por meio da escuta ativa das crianças. Através desse estudo, conclui-se que a leitura é uma prática social essencial para a formação de leitores críticos. Esta pesquisa contribuiu para a compreensão de diversas práticas que podem ser desenvolvidas na biblioteca escolar com o objetivo de desenvolver o raciocínio e o senso crítico dos estudantes.
dc.language.iso 250805s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Biblioteca escolar
dc.subject Práticas de leitura
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Formação do leitor
dc.title Biblioteca escolar e infância: investigando o processo de formação de leitores
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M028


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples