O trabalho tem como objetivo investigar como as práticas de leitura são realizadas
na biblioteca escolar e como seu ambiente é organizado para incentivar a formação
de leitores. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal da cidade de Osório
no estado do Rio Grande do Sul, atendendo crianças da pré-escola – Educação
Infantil – e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esta pesquisa traz como
problema de pesquisa: Quais práticas a biblioteca escolar de uma escola municipal
realiza para incentivar a literatura infantil e a formação de leitores? Esta pesquisa
busca compreender o impacto que a biblioteca escolar exerce na formação leitora
das crianças desde a infância. A metodologia é de abordagem qualitativa e
descritiva. O instrumento de coleta de dados foi aplicado por meio de questionário
enviado virtualmente, com questões objetivas. O questionário foi aplicado a auxiliar
de biblioteca da instituição e a supervisora pedagógica. Os resultados obtidos
indicam que as práticas de leituras dentro da biblioteca escolar precisam ser
diversificadas, atrativas e significativas, por meio da escuta ativa das crianças.
Através desse estudo, conclui-se que a leitura é uma prática social essencial para a
formação de leitores críticos. Esta pesquisa contribuiu para a compreensão de
diversas práticas que podem ser desenvolvidas na biblioteca escolar com o objetivo
de desenvolver o raciocínio e o senso crítico dos estudantes.