REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

As relações escola-campo e universidade diante do programa residência pedagógica (PRP-CAPES) via subprojeto - Uergs Litoral Norte - Osório/RS

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dc.contributor.advisor Schussler, Dolores
dc.contributor.author Silveira, Ritiele Sampaio da
dc.date.accessioned 2025-08-13T16:16:44Z
dc.date.available 2025-08-13T16:16:44Z
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3833
dc.description.abstract Este estudo aborda a formação inicial à docência a partir das interlocuções entre universidade e escola-campo, no contexto da imersão de licenciandos bolsistas do Programa Residência Pedagógica (PRP), vinculado ao subprojeto do curso de Pedagogia da Uergs, “Percursos formativos de alfabetização: ambientação, planejamento, regência e formação”. O objetivo deste trabalho consiste em analisar de que forma os profissionais da escola-campo perceberam os processos formativos para os futuros professores (licenciandos), para a escola em si, e, para o aprendizado das crianças. Os dados foram levantados por meio de questionários impressos, sendo os participantes, três profissionais de uma instituição pública de ensino municipal de Osório/RS, sendo: uma preceptora, uma professora titular e uma supervisora/gestora. A metodologia de abordagem qualitativa caracteriza-se como um estudo de caso fundamentado em Barros e Lehfeld (2007) e Yin (2005). Apresentam-se neste trabalho, os campos-conceituais sobre a formação inicial à docência, embasados em Tardif (2002), Nóvoa (2017, 2022), Pimenta (1997, 2019) e Freire (1989, 1996) dentre outros autores, seguidos de representações formativas de iniciação à docência PRP-CAPES. Posteriormente, traz memórias e percursos formativos, me situando no subprojeto “percursos formativos de alfabetização: ambientação, planejamento, regência e formação” - Uergs /litoral Norte, e o desenvolvimento de algumas atividades práticas de experiências vivenciadas. O exercício de análise está organizado em três eixos temáticos: os desafios e perspectivas da escola como espaço formador; os aprendizados das crianças na percepção dos profissionais da escola; e as concepções sobre a parceria entre universidade e escola-campo. Considera-se que, nesse contexto e processo, permitiu-se perceber a promoção de trocas significativas educativas-formativas de forma colaborativa de todos os sujeitos envolvidos: licenciandos, gestores, professores, estudantes e comunidade escolar, diante das realidades e especificidades onde cada sujeito contribuiu com seus conhecimentos.
dc.language.iso 250811s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Universidade
dc.subject Escola
dc.subject Docência
dc.subject Campo
dc.subject Formação
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title As relações escola-campo e universidade diante do programa residência pedagógica (PRP-CAPES) via subprojeto - Uergs Litoral Norte - Osório/RS
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M376.7


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