Resumo:
Este estudo aborda a formação inicial à docência a partir das interlocuções entre universidade e escola-campo, no contexto da imersão de licenciandos bolsistas do Programa Residência Pedagógica (PRP), vinculado ao subprojeto do curso de Pedagogia da Uergs, “Percursos formativos de alfabetização: ambientação, planejamento, regência e formação”. O objetivo deste trabalho consiste em analisar de que forma os profissionais da escola-campo perceberam os processos formativos para os futuros professores (licenciandos), para a escola em si, e, para o aprendizado das crianças. Os dados foram levantados por meio de questionários impressos, sendo os participantes, três profissionais de uma instituição pública de ensino municipal de Osório/RS, sendo: uma preceptora, uma professora titular e uma supervisora/gestora. A metodologia de abordagem qualitativa caracteriza-se como um estudo de caso fundamentado em Barros e Lehfeld (2007) e Yin (2005). Apresentam-se neste trabalho, os campos-conceituais sobre a formação inicial à docência, embasados em Tardif (2002), Nóvoa (2017, 2022), Pimenta (1997, 2019) e Freire (1989, 1996) dentre outros autores, seguidos de representações formativas de iniciação à docência PRP-CAPES. Posteriormente, traz memórias e percursos formativos, me situando no subprojeto “percursos formativos de alfabetização: ambientação, planejamento, regência e formação” - Uergs /litoral Norte, e o desenvolvimento de algumas atividades práticas de experiências vivenciadas. O exercício de análise está organizado em três eixos temáticos: os desafios e perspectivas da escola como espaço formador; os aprendizados das crianças na percepção dos profissionais da escola; e as concepções sobre a parceria entre universidade e escola-campo. Considera-se que, nesse contexto e processo, permitiu-se perceber a promoção de trocas significativas educativas-formativas de forma colaborativa de todos os sujeitos envolvidos: licenciandos, gestores, professores, estudantes e comunidade escolar, diante das realidades e especificidades onde cada sujeito contribuiu com seus conhecimentos.